Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Copy? Como se ganha dinheiro com isso?

Copy? Como se ganha dinheiro com isso?
Thiago Costa Tinoco
Nov. 27 - 5 min read
000

 O título desse post foi uma pergunta que um colega meu me fez essa semana, após eu ler um texto que escrito por ele e ter lhe dito que seria um bom copywriter.

Deixo claro, que não tenho todas as respostas, mas como “já ganhei algum dinheiro com isso”, acredito que tenho como ajudar de alguma maneira alguém que esteja buscando novas oportunidades, uma nova profissão ou mesmo uma renda extra.

Saiba que copywriting pode te ajudar. 

Citarei aqui algumas respostas e possibilidades que mostrei a ele.

Por que saber copywriting é tão importante?

Você já notou que a finalidade de qualquer negócio, seja ele físico ou digital, é vender algum produto ou serviço? 

E como fazemos isso sem se comunicar? Impossível não é?

O compywriting é importante porque se trata da comunicação que visa “ajudar” alguém numa tomada de decisão.

De certa forma, todos os textos que possuem um call-to-action, podem ser considerados uma copy (mesmo aqueles que não estão relacionados diretamente com a venda, como no caso de textos de topo de funil).

Enfim, sempre estamos querendo que pessoas tomem alguma atitude com relação ao que estamos oferecendo, talvez, você queira mais curtidas no seu post, mais um inscrito no seu canal, ou quem sabe, queira vender.

Então, é devido a isso tudo que saber técnicas de copywriting  é tão importante e faz do copywriter, uma das profissões mais importantes dentro do Marketing Digital.

Agora vamos às possibilidades…

 Como já disse anteriormente, apesar de não saber todas as possiblidades, compreendendo um pouco da importância do copywriting, não é muito dificil perceber que existem diversas formas de“ganhar dinheiro com isso”.

Deixarei algumas das que já identifiquei, e se você souber de mais, por favor, deixe nos comentários…

  • Afiliado Digital - Ao se afiliar a um produto, com as técnicas de copywriting, você consegue ser mais assertivo na sua estratégia e montar um “argumento” melhor em suas conversas.

Com isso, você pode ganhar dinheiro levando uma pessoa a comprar o produto no qual se afiliou.

Nesse caso, a copy não te deu dinheiro diretamente, mas o dinheiro veio através disso.

  • Social Mídia - Tem muita gente que não tem tempo para gerenciar as redes sociais, e embora um GMS hoje não seja necessariamente um copywriter, em um mercado cada vez mais competitivo, em que o lead não tem tempo a perder, quem sabe copy sai na fente.

O caminho do funil não precisa ser tão longo assim, se você como um gerenciador de mídias sociais, souber as técnicas de copy, trará muito mais resultado para o cliente, fazendo que se destaque nessa profissão.

  • Lançamentos - Dizem que os lançamentos são os que mais dão oportunidades para o copywriters e que os remunera muito bem. O Copy pode combinar  além do valor por seu trabalho (não se engane, são muitos materiais para construir) uma porcentagem dentro das vendas do produto lançado.

  • Redator- Não necessariamente um redator precisa ser um copywriter, no entanto, não é muito comum encontrar vagas de copywriter  em que dentro das atividades, são necessárias “criar textos para o blog da empresa”. Isso deixa claro o que já havia dito, em um tempo, cuja a atenção de uma pessoa é o maior ativo que existe, o caminho do funil pode ser mais curto. Um redator com as técnicas de copywriter pode se sobressair sobre os demais que não tem essa “skill”.

  • Parceria com os gestores de tráfego - O gestor de tráfego pode entender algumas técnicas de copywriting, no entanto, ele pode ser mais assertivo e ganhar muito mais tempo ao fechar um parceria com um copy. Em geral, quando o trabalho se torna mais horizontalizado, existe tendência de ter mais sucesso… Se O GT precisa se concentrar apenas na estratégia e não se preocupar mais com a “headline” do criativo, sem dúvida, pode trazer muito mais resultado para o cliente.

Certa vez, uma professora de copywriter até brincou, dizendo que um grupo de gestores de tráfego serveria como um  “Tinder”, para os copywriters, afinal, ambas as profissões se combinam muito.

  • Agências de Marketing e Publicidade - Essa você já conhece e só pus ela aqui para mostrar que é mais uma opção, no entanto, não a única. Talvez se você precisava de uma oportunidade de copywriter para começar, percebeu que existem diversos caminhos. 

Ainda não descobrimos tudo

Copywriter não é uma profissão nova, no entanto, ela ainda está crescendo no Brasil, tanto que existem pessoas que nem mesmo sabem o que é isso…

Ainda se veem muitas dúvidas sobre ela e como funciona de fato.

 Porém, uma coisa é certa, existem muitas oportunidades, ainda que não tenhamos descoberto todas elas.

Estou chegando ao fim desse post, e gostaria de saber…

Conhece outras oportunidades de “ganhar dinheiro com isso”? 

Se identificou com alguma dessas ou mesmo já trabalhou?

Me deixe saber…

Espero ter ajudado!

 Até a próxima!


Report publication
    000

    Recomended for you