Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Conheça o Manifesto Ágil

Conheça o Manifesto Ágil
Marcelo F Fortunato Jr
set. 14 - 2 min de leitura
010

As metodologias ágeis

O mundo está cada vez mais dinâmico e isso não é nenhuma novidade. Os projetos executados cada vez mais sofrem o impacto de mudanças ocasionadas no meio externo e se a equipe não souber responder à essas mudanças, o resultado final do projeto será comprometido.

Nesse cenário, a indústria de desenvolvimento de software criou novas metodologias de gestão e execução de projetos para suprir a necessidade de mudanças rápidas. As chamadas metodologias ágeis hoje são utilizadas não apenas no meio da tecnologia, mas também nos mais diversos ramos da criação de produtos e até da prestação de serviços. Entre os principais exemplos dessas metodologias pode-se citar o SCRUM e o Kanban. 

 

O Manifesto Ágil

As metodologias ágeis se baseiam nos princípios e valores do chamado Manifesto Ágil, ou Agile Manifesto. Esse é um documento criado no início dos anos 2000 que dispõe sobre os principais pontos do desenvolvimento ágil de projetos de software. O manifesto conta com 4 valores e 12 princípios norteadores.

 

Cabe aqui mencionar os 4 valores:

1- Indivíduos e Interações acima de processos e ferramentas;

2- Software (ou produto) em funcionamento acima de documentação abrangente;

3- Colaboração com o cliente acima de negociação de contratos;

4- Responder à mudanças mais do que seguir planos.

 

Caso queira conhecer também os 12 princípios do Agile Manifesto, é só clicar aqui (https://agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html)

 

Aplicações

As metodologias ágeis podem ser aplicadas na gestão e desenvolvimento de qualquer tipo de Projeto. A grande ideia é aplicar adaptabilidade e favorecer as interações humanas para a solução de problemas e respostas às mudanças não planejadas. A agilidade é um grande aliado das equipes para sobreviver ao ambiente dinâmico e altamente mutável onde elas estão inseridas. Em contraponto ao estilo de gestão tradicional, a gestão ágil permite uma velocidade maior de resposta ao ambiente ao invés de apostar na preditividade. Atualmente, os princípios e valores do Manifesto Ágil têm sido amplamente adotados pelas empresas de tecnologia e Startups.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você