As metodologias ágeis
O mundo está cada vez mais dinâmico e isso não é nenhuma novidade. Os projetos executados cada vez mais sofrem o impacto de mudanças ocasionadas no meio externo e se a equipe não souber responder à essas mudanças, o resultado final do projeto será comprometido.
Nesse cenário, a indústria de desenvolvimento de software criou novas metodologias de gestão e execução de projetos para suprir a necessidade de mudanças rápidas. As chamadas metodologias ágeis hoje são utilizadas não apenas no meio da tecnologia, mas também nos mais diversos ramos da criação de produtos e até da prestação de serviços. Entre os principais exemplos dessas metodologias pode-se citar o SCRUM e o Kanban.
O Manifesto Ágil
As metodologias ágeis se baseiam nos princípios e valores do chamado Manifesto Ágil, ou Agile Manifesto. Esse é um documento criado no início dos anos 2000 que dispõe sobre os principais pontos do desenvolvimento ágil de projetos de software. O manifesto conta com 4 valores e 12 princípios norteadores.
Cabe aqui mencionar os 4 valores:
1- Indivíduos e Interações acima de processos e ferramentas;
2- Software (ou produto) em funcionamento acima de documentação abrangente;
3- Colaboração com o cliente acima de negociação de contratos;
4- Responder à mudanças mais do que seguir planos.
Caso queira conhecer também os 12 princípios do Agile Manifesto, é só clicar aqui (https://agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html)
Aplicações
As metodologias ágeis podem ser aplicadas na gestão e desenvolvimento de qualquer tipo de Projeto. A grande ideia é aplicar adaptabilidade e favorecer as interações humanas para a solução de problemas e respostas às mudanças não planejadas. A agilidade é um grande aliado das equipes para sobreviver ao ambiente dinâmico e altamente mutável onde elas estão inseridas. Em contraponto ao estilo de gestão tradicional, a gestão ágil permite uma velocidade maior de resposta ao ambiente ao invés de apostar na preditividade. Atualmente, os princípios e valores do Manifesto Ágil têm sido amplamente adotados pelas empresas de tecnologia e Startups.