Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Conheça a História do Primeiro Currículo do mundo de Leonardo Da Vinci

Conheça a História do Primeiro Currículo do mundo de Leonardo Da Vinci
Larissa Bazzo
Sep. 4 - 2 min read
000


Introdução - O significado de 'currículo'
Curriculum Vitae vem do latim onde 'vitae' é vida e 'curriculum' é trajetória, curso ou carreira. Portando CV significa 'Trajetória de Vida'. Realmente o nome faz sentido, pois nele é colocado a nossa trajetória profissional e acadêmica, incluindo também nossas habilidades e alguns dados pessoais.

No inglês, por exemplo, é chamado de 'Resume', que quer dizer 'resumo', ou seja, o resumo da sua trajetória de vida.

Da Vinci e sua invenção do currículo
O primeiro currículo do mundo foi feito por Leonardo Da Vinci em 1482, quando Leonardo tinha 30 anos. Ele já era conhecido, principalmente como pintor e engenheiro, mas desejava trabalhar em Milão, foi aí que escreveu uma carta para o Duque de Milão na época, Ludovico Sforza, onde Da Vinci elencou 12 habilidades suas. 

 

4 ensinamentos do CV de Da Vinci

1 - Pesquisar sobre a empresa e vaga

Leonardo Da Vinci sabia bem das necessidades do Duque e escreveu toda a carta personalizada, 'casando' suas habilidades com os requisitos do futuro emprego, sendo muito efetivo em chamar a atenção e interesse do Duque.

2 - Descrever suas habilidades com exemplos

Da Vinci não apenas citou o que sabia fazer mas também deu exemplos de como e quando poderia usar essas habilidades, comprovando não estar mentindo ou aumentando.

3 - Ter humildade e empatia

Pode parecer besteira, mas lembrando que Leonardo já era famoso na época e mesmo assim se colocou a disposição do Duque e demonstrou sua real vontade de trabalhar, isso que era de útil para ele conseguir o cargo e conseguiu, ele não citou sua fama e poder aleatoriamente para se exibir. Durante o tempo nesse trabalho Leonardo inclusive pintou outras obras famosas.

4 - Profissional generalista

Leonardo era um profissional totalmente generalista, era pintor, engenheiro, arquiteto e entre outros, isso ajudava-o a ter uma visão ampla de várias situações e saber melhor como agir, também tendo maior criatividade.

 

O CV de Leonardo da Vinci está conservado na Biblioteca Ambrosiana de Milão. Acesse ao lado a carta transcrita do latim para o inglês: https://bit.ly/openculturecom

Não deixei de curtir o post se ele foi útil para você! ❤️ Me siga no insta onde posto diariamente conteúdo sobre carreira: @lari.recursoshumanos 



 


Report publication
    000

    Recomended for you