Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como você vê a criatividade?

Como você vê a criatividade?
Ely Andrade
Dec. 6 - 3 min read
000

"Utilizar o desenho de uma lâmpada em uma imagem sobre criatividade é criativo?"

Essa foi uma das indagações com que Murilo Gun terminou o curso de Reaprendizagem Criativa, e é com ela que inicio esse artigo. Esse também é o motivo que me fez colocar um gato na capa ;)

Você já parou pra pensar nisso? Toda vez que pensamos em criatividade pensamos em uma ideia se iluminando na nossa cabeça, como se uma lâmpada se acendesse. Esse é o padrão. 

Se a criatividade é sobre ir além dos padrões, estamos limitando a própria ideia de criatividade. Bem contraditório, não?

Realmente é. Por isso nesse artigo vou trazer algumas ideias que talvez iluminem sua mente e abram seus olhos para enxergar a criatividade por outro ângulo.

Vem comigo!

Criatividade é sobre criar?

Não, e é até um pouco difícil não pensar isso já que a palavra tem um 'cria' na composição. Mas criatividade não é sobre criação, ela é um processo de incubação e combinação.

A incubação é a parte mais longa do processo. É nela que olhamos referências, anotamos as ideias soltas, lemos, pesquisamos, e mesmo já tendo a ideia sabemos que ela precisa "ficar no forno". Nessa etapa a ideia amadurece, mas é só combinada com a próxima que ela dá um salto.

A combinação, ou "combinatividade", é o momento onde juntamos as ideias soltas. Aqui é onde temos o insight, que nos faz ter uma visão clara de como seguir costurando as ideias incubadas. É nessa etapa, combinando, que se "cria" a ideia.

Note aqui que o conceito de criar é fictício, já que o que existe de fato é a junção de coisas já existentes. A criatividade reside no olhar do criativo, e na qualidade da incubação e combinação que ele faz.

Vale lembrar o dito do famoso Steve Jobs:

 

"Criatividade é a arte de conectar ideias"

 

Por que ser criativo?

Essa é uma boa questão, mas antes que ela seja respondida vale olhar para uma outra: Por que não ser criativo?

A criatividade, além de ser uma das habilidades mais procuradas, é o que nos diferencia das máquinas. Elas fazem o trabalho lógico baseado em esquemas de tentativa e erro e, sempre que chegam à solução do problema, utilizam aquela resposta como padrão.

A criatividade é o que nos faz humanos, refletir sobre o problema e dar uma solução inusitada, isso as máquinas são incapazes de realizar.

Ser criativo não é uma habilidade para se usar apenas na empresa ou acrescentar no currículo. Ser criativo é ter o olhar que foge ao padrão para solucionar pequenos e grandes problemas do seu dia a dia.


 

Assim chegamos ao fim de mais uma coluna ;p

Obrigado por ter lido até aqui, e se este artigo te deu algum insight ou ideia comenta aqui embaixo, ou quem sabe crie um post pra todo mundo aqui na comunidade.

Ah! Tem um outro artigo meu sobre criatividade, se tu não leu ainda aqui tá o link: https://comunidadedoestagio.com/blog/ideias-ruins-o-que-fazer-com-elas

#AUInfinitoEAlém


Report publication
    000

    Recomended for you