[ editar artigo]

Como você inicia suas calls?

Como você inicia suas calls?

Como você inicia as calls com seus leads? Vou compartilhar como eu faço.

Costumo fazer um bom upfront contract (contrato inicial
). Essa é uma prática onde o vendedor apresenta a pauta da reunião e os motivos do contato, ou seja, apresenta para o prospect tudo o que vai acontecer na reunião.

Sim, o prospect precisa saber o que vai acontecer na reunião, qual o cronograma, entender que o vendedor fará perguntas e o por que o vendedor vai fazer perguntas.

Essa prática pode ser feita da seguinte forma: "Olá, Fulano! Essa será uma reunião amistosa onde pretendo conhecer mais sobre os seus processos e para isso farei algumas perguntas com o intuito de me contextualizar e posteriormente poder lhe apresentar nossa solução (ou produto) focado na resolução das suas demandas e necessidades. Podemos seguir dessa forma?"

Ele entendendo o que acontecerá e aceitando a pauta da reunião evitará no decorrer da ligação que ele se incomode com a quantidade de perguntas que o vendedor vai fazer. Afinal, o vendedor explicou como seria a reunião e o prospect aceitou que poderia seguir naquele formato.

Quando você deixa às claras a pauta dessa reunião e o cronograma das futuras (se houver), o prospect não fica ansioso com o pensamento de que a qualquer momento receberá o bote do vendedor.


A intenção da venda consultiva é bem clara: aproximar-se mais do cliente, alinhar as expectativas de maneira mais efetiva e criar um relacionamento.

Fique atento! Existe o momento certo em que você deve assumir seu papel de fato e se posicionar como vendedor, precisa fechar as portas, pegar compromissos, seja para um próximo passo ou até mesmo o decline da negociação.

Isso mesmo! Não tenha medo de receber o não cedo. Não tem problema algum o prospect dizer NÃO. E ele tem que saber disso e sentir conforto pra fazer, se preciso.

Sugestão: Diga no início da call que se tudo que for apresentado fizer sentido seguirão para o próximo passo. Caso contrário, encerram ali mesmo sem problema algum.

Mais vale um não numa primeira reunião, que te permite partir para a próxima de imediato, do que um não depois de dias ou semanas no seu funil em fase de "negociação".

Fez sentido pra você?

Comunidade do Estágio
Jeferson Santos
Jeferson Santos Seguir

Consumo e estudo conteúdos de vendas diariamente. Acredito que ser um profissional de vendas exige estudar técnicas e ao mesmo tempo desenvolver habilidades. Afinal, vendas é ciência, e definitivamente não basta apenas ser comunicativo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você