Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como ser aprovado em qualquer processo seletivo - Parte 1

Como ser aprovado em qualquer processo seletivo - Parte 1
Leonardo Pimentel
jul. 27 - 4 min de leitura
000


Essa semana vou fazer uma série de posts diários falando como você pode seguir algumas técnicas pra ser aprovado em qualquer processo seletivo.

Importante ressaltar que eu não sou a voz da razão e ainda não sou um Mestre Jedi. Essas serão apenas algumas práticas que eu observo no mercado e é a minha opinião sobre como você pode aplicá-las e ter maiores chances nos processos seletivos em que se candidatar.

Leia, reflita se faz sentido pra você e caso faça, aplique! :)

A parte número um pra você ser aprovado em qualquer processo seletivo é muito simples e você faz isso a todo momento, mesmo sem saber: construa a sua vivência.

Vivência, o processo de viver, o fato de ter vida, manifestação ou sensação da vida.

Em qualquer processo seletivo você será demandado de vivências. 

Na maioria dos casos, e pra maioria das vagas, se pede muito a vivência profissional, a experiência profissional. O que gera muito debate principalmente pra vagas de estágio. Afinal, como consigo experiência profissional se nunca tenho oportunidade?

Pois é, aí que está o pulo do gato.

Primeiro de tudo, se você está se candidatando pra uma vaga de estágio que exige experiência profissional, o recrutador está errado, a empresa está errada, e a minha sugestão é: desista desse processo, mesmo se você tiver experiência.

A empresa, na minha visão, já se demonstra antiética em exigir experiência profissional à candidatos para vagas de estágio, que estão em início de carreira. E se nesse ponto inicial eles já são assim, imagina internamente que outras atitudes piores eles podem ter?

Voltando ao assunto, a experiência profissional é uma das vivências que você adquire ao longo da vida. Mas em processos seletivos de estágio que prestam de verdade, essa talvez seja uma das vivências menos vistas pelos recrutadores.

Em vagas de estágio, os recrutadores sabem que você provavelmente está em início de carreira naquela área de atuação, portanto, eles querem saber que outras vivências você teve durante sua vida que ajudaram a construir quem você é hoje. E isso é de extrema importância para eles entenderem se você é quem diz ser e se o seu perfil se adequa a oportunidade aberta naquele momento.

Portanto, busque vivências, construa vivências, saia da sua zona de conforto.

"Nossa, falando assim parece muito fácil, mas como eu consigo fazer isso?"

Simples, é só levantar a bunda da cadeira e buscar viver a vida fora do padrão que você já conhece. Não nesse momento, por favor, todos em quarentena.

Mas isso vai de atitudes mais simples até as mais complexas.

Pare de caminhar pelo mesmo trajeto sempre, já pensou em mudar o caminho e passar pela praça da cidade? Ou então pela orla da praia?

Pare de fazer trabalhos da faculdade com o mesmo grupo de pessoas, conheça outras pessoas e outras perspectivas de vida.

Você e sua família tem uma boa estabilidade financeira? E por qual motivo você ainda não parou pra considerar realizar um intercâmbio ou estágio voluntário? Seja dentro ou fora do país?

Existem inúmeras formas de você construir uma vivência e eu listei algumas delas nesse artigo sobre Atividades Extracurriculares, vale a pena dar uma leitura também.

Mas não se esqueça que a sua experiência de vida não é só profissional ou acadêmica, mas é muito maior do que isso, e está muito relacionado à suas atitudes e sua permanência na zona de conforto, pense e busque sobre isso!

Amanhã tem mais! :)


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você