Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Qual a importância das atividades extracurriculares?

Qual a importância das atividades extracurriculares?
Leonardo Pimentel
Jul. 14 - 16 min read
030

Fala galera!

Queria compartilhar um artigo que escrevi há um tempo atrás que fala um pouco sobre as atividades extracurriculares e qual o impacto de cada uma delas pro universitário. 

Comenta aí qual dessas você faz ou fez, ou vai começar a fazer agora que entendeu melhor sobre! :)

As atividades extracurriculares são atividades que que fogem das grades disciplinares estudantis ou universitárias.

 

São práticas extremamente importantes que contribuem para sua formação como profissional e como pessoa, e ajudam no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais que serão essenciais para sua inserção no mercado de trabalho, ampliando e potencializando sua performance como profissional, tornando o seu currículo muito mais atrativo em comparação àqueles estudantes que apenas seguiram o padrão conhecido.

Na mente do recrutador, as atividades extracurriculares são a prova de que você já tais habilidades e terá uma tendência de ser um candidato mais alinhado as expectativas da empresa, já que teve curiosidade para buscar novos conhecimentos e sair da sua zona de conforto principalmente no cenário extremamente competitivo que vivemos, onde possuir uma faculdade já deixou de ser um diferencial há certo tempo. ´

A prova disso é que empresas como Google, Amazon e IBM não exigem mais os diplomas universitários para suas contratações. Nubank, iFood, Creditas, Loggi também são exemplos claros. E, além, existe até mesmo as plataformas de recrutamento e seleção que não filtram área de seguimento de carreira por cursos de faculdade, a Academia do Universitário é um exemplo conhecido. Você fez arquitetura e tem os skills necessários para programar um belo inovador software? Hoje, você pode. 

Ao longo deste artigo, vamos explicar de que forma cada uma dessas atividades podem ser fatores impulsionadores no seu crescimento como profissional e como elas poderão destacar o seu currículo em processos seletivos, te tornando um super estagiário ou trainee. 

Quais são as atividades e como elas te diferenciam do mercado?

  • Empresa Júnior

As empresas juniores são associações sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior, com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e de formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo.

São empresas formadas apenas por universitários que têm o objetivo de desenvolver pessoal e profissionalmente os seus membros por meio da vivência empresarial, realizando projetos e serviços na área de atuação dos cursos de graduação aos quais os membros fazem parte, normalmente com auxílio de professores voluntários que atuam como mentores.

Normalmente, as empresas juniores atendem principalmente o mercado de micro e pequenas empresas, que não costumam ter acesso à consultoria empresarial sênior quando têm dificuldades em gerir seus negócios.

É bom ressaltar que a participação em empresas juniores é uma atividade voluntária e uma das melhores formas de inserção no mercado de trabalho, pois você terá contato inicial e gradativo com as verdadeiras áreas de atuação e os problemas do cenário sênior. Além disso, você conhecerá outras áreas de atuação, que poderá abrir portas pro desconhecido, além de estimular de maneira natural suas soft skills, como por exemplo: comunicação, trabalho em equipe e organização.

  • Centros Acadêmicos e Movimentos Estudantis

Os centros acadêmicos são entidades estudantis que representam os estudantes de nível superior e possuem diversas funções que dependem de suas respectivas peculiaridades e ambientes, tais como: organização de debates, palestras, semanas acadêmicas, discussões, visitas técnicas, recepção de calouros, projetos de extensão, festas, eventos, mobilização e organização de reivindicação e mediação de conflitos entre estudantes e faculdade.

Assim como as empresas juniores, os centros acadêmicos e movimentos estudantis são ótimos meios de inserção no mercado de trabalho e podem te tirar da zona de conforto em vários aspectos, potencializando o seu crescimento pessoal e profissional e estimulando o trabalho em equipe.

No aspecto de organização de festas e eventos, existe uma crença popular e medo de adicionar ao seu currículo à organização de tais eventos, mas basta você ir à página do LinkedIn de qualquer alto executivo de qualquer grande empresa de eventos, por exemplo. Te garanto que na primeira página do seu perfil, terá a imagem de algum evento importante.

A organização de eventos é um aspecto muito importante pro engajamento dos graduandos e exige uma organização, logística e burocracia imensa, e fazer parte da organização de algo tão grandioso não pode nunca ser algo escondido no seu currículo.

O mesmo vale para organização de semanas acadêmicas, palestras, debates e todas as atividades relacionadas à seu núcleo universitário.

  • Iniciação Científica

A iniciação científica, como o nome sugere, é um programa de inserção dos universitários ao cenário científico e acadêmico. Consiste no estudo aprofundado de um tema de estudo específico escolhido pelo aluno em qualquer área do conhecimento, durante aproximadamente um ano, com o auxílio de um orientador de sua faculdade.

Ele é voltado para alunos de graduação que possuam interesse em pesquisas e muito focado na carreira acadêmica, mas isso não quer dizer que você não consiga absorver conteúdos e conhecimentos para o mercado de trabalho. Ele inclusive pode abrir a visão do graduando e ser o divisor de águas em não prosseguir na carreira acadêmica.

A Iniciação Científica faz com que o graduando tenha o contato inicial com fatores que são essenciais no mercado de trabalho, como: compromisso, disciplina,  organização e conhecimentos técnicos que podem ajudá-lo a se diferenciar num de vagas em diferentes áreas de atuação.

  • Monitoria Acadêmica

A monitoria acadêmica é um programa de inserção de universitários à docência. Consiste em atividades, sob orientação de um professor, que supervisiona e auxilia o monitor em sua prestação de serviço com os alunos, esclarecendo dúvidas e ajudando em projetos da disciplina em específico.

Assim como a iniciação científica, a monitoria é muito focada na área acadêmica, mas isso não significa que você não poderá absorver conhecimentos e habilidades que poderão ser utilizadas no mercado de trabalho. Habilidades como: comunicação, empatia e compromisso serão desenvolvidas durante o programa e são essenciais no mercado atual.

  • Projetos de Extensão

Os projetos de extensão são um dos pilares que sustentam as universidades, ao lado do ensino e da pesquisa.

Consiste na prática do conhecimento científico do ensino e da pesquisa no universo além das salas de aula, ou seja, a articulação prática solucionando os problemas reais da sociedade na qual a universidade está inserida, através do conhecimento adquirido.

A extensão em geral funciona como um campo de teste para que os alunos experimentem aquilo que têm estudado na prática, ajudando à solucionar problemas da sociedade através das tecnologias e conhecimentos aprendidos em sala. Um exemplo de projeto de extensão, são as empresas juniores, anteriormente citadas. Outros exemplos são: organização de cursos, palestras, conferências, atividades de ensino, cursos de férias, viagens de estudo, apresentações culturais, eventos esportivos e muito mais.

Todas essas atividades ajudam o universitário à desenvolver diversas habilidades que são essenciais para o mercado de trabalho.

  • Desafios Universitários e Olimpíadas Estudantis

Esses tipos de atividades acontecem no formato de campeonatos e provas com as mais diversas áreas de atuação e focos e servem como forma de competição para avaliar os maiores talentos em cada uma de suas áreas, representando suas faculdades, cidades e estados.

Dentre elas, cabe ressaltar o Desafio Universitário TETRIX, organizado pela VTEX. É o maior desafio universitário da América Latina e premia o vencedor com uma viagem para conhecer os cinco continentes, caso queira saber mais sobre o desafio que está com as inscrições abertas, clique aqui.

Esses desafios, aceleram o aprendizado técnico e comportamental dos indivíduos, muitas das vezes promovendo as capacidades de trabalho em grupo e raciocínio lógico e são grandes conquistas que servirão como diferenciação em seu currículo.

  • Atléticas

A atlética é uma associação independente formada por graduandos de um curso específico em determinada área de formação com o objetivo de integração entre os universitários. O foco da Atlética é a disputa de jogos e campeonatos, mas também atuam em atividades como: organização de recepção de calouros, festas, eventos e ações sociais.

Da mesma forma que empresas juniores, centros acadêmicos e projetos de extensão, as Atléticas precisam de uma organização e logística por trás para estruturarem suas atividades, e fazer parte desse movimento é um grande passo na sua formação profissional pois irá te remover da zona de conforto e fará com que você aprenda coisas novas. Além disso, você também poderá atuar como atleta, que é um ponto muito positivo no cenário do mercado de trabalho pois você aprenderá a atuar em equipe.

  • Voluntariado

O trabalho voluntário é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte-se a favor da comunidade beneficiada pois não há remuneração ou lucro por qualquer um que realize-as. O voluntário é um indivíduo que de forma livre e responsável, se compromete em realizar uma determinada atividade ou serviço durante o seu tempo livre em prol de indvíduos ou comunidade.

Realizar trabalho voluntário é uma ótima forma de iniciar no mercado de trabalho, principalmente quando você não possui experiência, e a melhor parte é fazer o bem a quem precisa da sua ajuda.

Voluntários são muito bem vistos pelas empresas pois possuem características essenciais como: empatia, solidariedade, senso de comprometimento e cooperação, responsabilidade e muitos outros.

Não é difícil encontrar trabalho voluntário, pois sempre há alguém precisando de ajuda, mas vale destacar aqui organizações como: AIESEC, Médicos Sem Fronteiras e ONU, que são organizações mundiais, bem estruturadas e que possuem um renome na sociedade.

  • Intercâmbio

O intercâmbio consiste na viagem de diferentes durações com foco em desenvolvimento intercultural. Seja ele voltado para conhecimento técnico, idiomas, programas de estágio ou até mesmo voluntariado. Ele pode funcionar das mais diversas formas diferentes e é uma ótima opção para seu desenvolvimento inicial como pessoa e consequentemente como profissional.

Durante o intercâmbio, você desenvolverá diversas habilidades que serão cruciais pro seu crescimento, mas as que mais se destacam são: autonomia, criatividade e curiosidade. Além disso, dependendo de onde você irá, passará a se esforçar cada vez mais para ser fluente em um novo idioma, portanto, mais um ponto de diferenciação.

  • Cursos

Cursos extracurriculares são uma das melhores formas de capacitação para que você consiga adquirir um conhecimento mais prático do mercado de trabalho. É importante que você entenda quais são as reais necessidades dos cargos nos quais vocês desejam atuar no futuro e já comecem a se capacitar diante disso.

Observar a descrição das vagas dos sonhos e começar a entender cada um dos pontos e buscar cursos pra se capacitar diante dessas habilidades é uma ótima forma de se diferenciar dos demais candidatos em um processo seletivo.

Além disso, existem diversos cursos que trazem o foco para habilidades comportamentais, as famosas soft skills, que te farão entender melhor de si e como se relacionar com os outros, esse que é o maior motivo de demissão nas grandes empresas atualmente. Que está fazendo com que a área de recrutamento comece a olhar cada vez mais atentamente para isso.

Organizações renomadas como: Academia do UniversitárioGama Academy, Fundação Estudar, Escola Conquer e BBI Of Chicago, podem te ajudar nesse sentido.

  • Freelance

É um termo em inglês que se refere a um profissional liberal que presta serviços de modo autônomo para empresas ou pessoas, por períodos determinados de tempo e é muito presente no mercado digital.

Áreas como: Marketing e Design são muito propensos à esses profissionais, mas isso não quer dizer que também possam existir atividades para freelancers em outras áreas.

Realizar esses tipos de trabalhos, iniciam sua trajetória no mercado de trabalho e são essenciais para o seu desenvolvimento e te ajudam a construir uma base sólida com projetos realizados e portfólio para apresentar em processos seletivos.

  • Criação de Conteúdo, Mídias Sociais e Personal Branding

A criação de conteúdo em blogs e mídias sociais está muito em alta nos dias atuais e podem sim te ajudar no seu desenvolvimento pessoal e criação de oportunidades profissionais. Ainda mais se você for dessa área, aí já torna essencial você estar presente nesses meios de comunicação, realizando essas atividades.

Com a criação de conteúdo, além de sair da sua zona de conforto, você consegue desenvolver habilidades de comunicação, criatividade e curiosidade, além de criar conexões genuínas com interessados no assunto, potencialmente criando oportunidades profissionais para você.

  • Artes, Dança, Música e Teatro

Todas essas atividades ligadas à arte e cultura são essenciais para a sociedade e disso ninguém tem dúvidas.

Em relação à carreira, são atividades que contribuem para diversas habilidades essenciais no mercado de trabalho, como: comunicação, desenvoltura pra falar em público, criatividade e raciocínio lógico.

E cada dia mais as empresas olham pro seu background como indivíduo, portanto, quanto mais experiências verdadeiras você tiver a oferecer, melhor você se sairá nos processos em que participar.

  • Empreendedorismo

Por último mas não menos importante, o empreendedorismo é provavelmente uma das atividades extracurriculares mais difíceis de se exercer, mas também mais gratificantes e recompensadoras.

O empreendedorismo consiste no processo de iniciativa de criação do seu próprio negócio, muitas das vezes relacionado à questões de inovação e riscos.

As habilidades que o empreendedorismo te trará, dependerá de até aonde você pretende ir com o seu negócio. De qualquer maneira, ele será um dos agentes mais importantes no seu desenvolvimento pessoal e profissional pois você será desafiado todos os dias, e por esse motivo, vale muito a pena considerá-lo durante o seu processo de formação. Habilidades técnicas e comportamentais serão levadas ao máximo durante o ato de empreender e por isso ele é tão recompensador no sentido de desenvolvimento de carreira.

O ponto mais importante aqui, pensando em diferenciação de candidatos em um processo seletivo, é o senso empreendedor, que nada mais é do que a habilidade de se sentir dono do negócio, mesmo sabendo que você não é. É ter atitudes que serão exemplares para os seus pares e serão dignas de aplausos por todos os colaboradores. Essa é uma das habilidades mais procuradas pelos recrutadores e empreender fará com que você tenha essa habilidade em destaque no seu perfil.

 

Todas as atividades extracurriculares citadas aqui são muito boas para sua inserção e destaque em processos seletivos e com exceção do empreendedorismo, o ideal é que você comece a exercê-las o quanto antes, pois, quanto antes você iniciar, melhor se desenvolverá e terá maturidade profissional. Além disso, o início da faculdade é quando você tem mais tempo para essas atividades, considerando que com o passar dos períodos, você precisará focar mais ainda nos trabalhos e projetos das disciplinas.

 

Saiba que todos eles são importantes pro seu desenvolvimento, mas boa parte da criação do seu background também provém do lazer, da diversão, das amizades, então não tente misturar diversas atividades extracurriculares pois provavelmente você estará se auto sabotando, tente sempre buscar o equilíbrio para sua vida e escolha a que mais faz sentido pra você naquele momento."

E aí, curtiram?


Report publication
    030

    Recomended for you