Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Como manter o hábito da leitura sendo MUITO ocupado?

Como manter o hábito da leitura sendo MUITO ocupado?
Thalyta Lucena
ago. 22 - 4 min de leitura
7 Curtidas
0 Comentários
0

Eu sei, eu te entendo! É muito dificil manter uma rotina de leitura quando você vive cansada, atarefada e sem 10 minutos livres para respirar. Eu juro que te entendo!Mas depois de muito tempo criando essa mesma desculpa e, finalmente, parando para entender que, na verdade, não é que eu não tinha tempo mas o tempo que eu tinha era mal utilizado.Ou seja, pode ser que você 40 minutos sobrando no seu dia e não perceba porque vive afundada numa rotina sem organização.Hoje, separei 5 dicas para te ajudar a continuar lendo mesmo sendo MUITO atarefada baseadas em experiência pessoal.

1. Se organize

Não digo para você começar a fazer infinitas listas de tarefas mas para você parar e analisar todas as atividades que você têm para fazer em um dia e planejar o dia seguinte, por eemplo: se você precisa acordar às 6am para estar no trabalho às 7am e chega em casa às 8pm você tem esse perído cheio, mas e o restante das suas horas?Talvez começar a preparar suas refeições 1 vez por semana possa te deixar com mais tempo livro durante a semana e no final do dia você pelo menos 10 minutos para ler algumas páginas de um livro que você deixar ao lado da cama.

2. Mantenha um planner

Ele será seu fiel companheiro, anote TUDO nele, todas as tarefas, todos os eventos, exatamente tudo e saiba usá-lo. Ele te ajudará a perceber o quanto de tempo sobrando você realmente tem e, a partir disso, você vai conseguir aproveitá-lo da melhor forma.

3. Leia um parágrafo

Ou uma página, ou uma frase, ou um capítulo. Você precisa entender que qualquer progresso é progresso. Se todos os dia você ler uma página de um livro 100 páginas, menos de quatro meses você terá conluido ele, pode parecer muito tempo mas não é melhor do que deixá-lo encalhado para sempre?

Mantenha o progresso mesmo que seja um pouco por dia.

4. Escolha um livro que chame a sua atenção

De que adianta se forçar a ler um livro que você nem gosta? Você, provavelmente, vaia cabar se frustrando e perdendo completamente o interesse na leitura dificultando ainda mais o processo de manter a leitura na sua rotina. Então escolha livros que te chamem a atenção, seja pela capa, pela sinopse ou a indicação de alguém. O importante que você goste dele.

5. Não foque no quanto você leu mas no que você leu

Porque focar na quantidade de páginas que você leu se você pode prestar atenção no que você leu? Qualidade de leitura é definitivamente mais importante do que quantidade de leitura, do que adiantar ler dez páginas correndo e não lembrar 10% do que leu no final da leitura? Leia com calma, absorva cada palavra, cada diálogo, o que o autor está passando no livro, qual o sentimento que o livro desperta em você?Preste atenção nesses detalhes e te prometo que sua leitura será bem mais produtiva.

Foram essas 5 dicas que me ajudaram a manter o hábito da leitura em minha rotina quando comecei a estudar para ENEM e vestibular, por um momento eu abandonei completamente a leitura porque acreditava que precisava focar 100% nos estudos quando eu ainda tinha tempo de sobra para a leitura e outros hobbies.Então pare e repense a sua rotina, não se sobrecarregue e faça tempo para as coisas que importam.


Denunciar publicação
7 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você