Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como evitar a frustração, elaborando um plano de carreira de forma assertiva e coerente?

Como evitar a frustração, elaborando um plano de carreira de forma assertiva e coerente?
Laís Santiago
Dec. 26 - 9 min read
010

 

Fala gente, tudo certo?

É comum escutarmos a respeito de planejamento todo final de ano, seja em relação a carreira ou não. E o segundo assunto em seguida é a frustração que muitos sabem que irão sentir, caso não consigam cumprir os seus objetivos e metas do próximo ano.

A questão é a seguinte: 

  • O que faremos?
  • Quando faremos?
  • Como faremos?

A questão secundária é:

  •  O que priorizar?

O raciocínio que precisa ter é o seguinte:

Para  entrar / sair da carreira ou profissão que está hoje, e ir em direção ao objetivo que deseja, o que é preciso e possível fazer hoje?

Nesse hora, é que irá surgir uma infinita lista de objetivos para serem feitos ,o que é natural né? A parte mais difícil é priorizar ,certo?

Antes mesmo de pensar o que colocar , é preciso ter consciência que :

  • Não existe a possibilidade ,ou se existe, é remota, de focar em várias coisas em simultâneo, pois quem foca em tudo ,não faz nada!
  • É justamente aí que ''mora o perigo'' e que se encontra posteriormente a frustração de não ter conseguido realizar o que você quer.
  • Saber que vida profissional e pessoal conversam entre si e que você não vive somente para trabalho. Então, haverá questões pessoais que precisarão ser consideradas, pois, implicará a carreira . E tudo bem, vida que segue! Mas coloque no seu planejamento, de preferência.

É primordial dentre tantos objetivos listados, priorizar um que irá nortear o seu foco profissional para o próximo ano e a partir disso, desmembrar ele em metas que deverão ser realizadas e que ajudarão a chegar ao seu objetivo principal.

 Não esqueça que planejamento é um caminho, um passo a passo.

 Alguns sinônimos de plano de carreira:

  • Plano de desenvolvimento individual (PDI)- utilizado pelas organizações
  • Plano de desenvolvimento profissional
  • Plano de transição profissional

Objetivos do planejamento:

  • Definir objetivos para o futuro.
  • Definir metas de curto, médio e longo prazo.
  • Construir plano de ação a partir do objetivo escolhido como prioridade, e  que irá te nortear durante os próximos 12 meses.

Independente do nome dado ao plano de carreira ,temos que entender da seguinte maneira:

  • Ter uma visão de futuro.
  • Traçar objetivos.
  • Definir metas.
  • Planejar como será executado.

Priorize  somente um objetivo para transformá-lo em metas, e conforme for passando o tempo e for executando-as , irá priorizar outros objetivos que também se tornarão metas e assim em diante...até chegar no objetivo principal que geralmente está nas metas de longo prazo.

Se ligou?

# Fica a dica!!

                                                                          

Ter uma visão de futuro

É você enxergar o que quer daqui a 12 meses,3 anos,5 anos,10 anos , por exemplo, e  traçar um estratégia de como executar em x tempo.

Pensar o que você quer para sua vida na totalidade, dividindo em:

  • Curto prazo (12 meses)
  • Médio prazo (até 3 anos, verá alguns profissionais considerando até 5 anos)
  • Longo prazo (até 5 anos, verá profissionais considerando até 10 anos)

 

Já perceberam que antigamente era mais fácil se pensar em metas a longo prazo ? 

Pararam para pensar, o motivo disso ser mais difícil hoje?

Então... até para fazer seu planejamento deve-se considerar que os tempos mudaram, por isso será mais eficaz considerarmos o mundo BANI quando se for pensar em visão de longo prazo, se torna mais interessante trabalhar o prazo de no máximo 5 anos, concorda?

Daqui a 10 anos, muita coisa pode rolar!

Também não é à toa que muita organizações entendem não fazer mais sentido ficar no comando das carreiras dos seus colaboradores, se nem elas sabem o que acontecerá no ano que vem, por mais que se tenha um planejamento.

 Vivemos em um tempo em que tudo muda o tempo todo!

Já leu meu artigo que fala do mundo líquido ? Assim vai entender melhor outras questões que impactam o seu planejamento e visão de futuro.

#Bizu

BANI, o que é?

  • B = Brittle/Frágil – a ideia é que estamos suscetíveis a catástrofes a qualquer momento e todas as empresas construídas sobre bases frágeis podem desmoronar muito rapidamente.
  • A = Anxious/Ansioso – a ansiedade é um dos sintomas mais presentes na atualidade e isso se reflete também no mercado de trabalho. Estamos vivendo no limite e isso ocasiona um senso de urgência, que pode pautar muitas decisões.
  • N = Nonlinear/Não-linear – nesse período, vivemos em um mundo cujos eventos parecem desconectados e desproporcionais. Sem uma estrutura bem definida e padronizada, não é possível fazer organizações estruturadas. Logo, planejamentos  de longo prazo podem não fazer mais sentido.
  • I  = Incomprehensible/Incompreensível – a incompreensão é gerada quando tentamos encontrar respostas, mas as respostas não fazem sentido. Às certeza estão abaladas frente ao que desconhecemos. Dessa forma, precisamos entender que não temos o controle sobre tudo.

Transformar um objetivo em metas (priorize!)

  • Fazer com que esse objetivo se torne palpável, isso ajuda a trazer mais foco no planejamento.
  • Lembrar que: quem quer fazer tudo, não faz nada !

Para conseguir ,depois de escolher o objetivo que irá te nortear durante o próximo ano, em metas, é necessário utilizar as metas SMART conhece?

Esse site explica melhor o raciocínio que precisa ter para conseguir aplicar antes de criar o plano de ação, é essencial essa etapa, segue página:                       

                                 Metas SMART: o que são e como usá-las?

Planejar como será executado (plano de ação)

  • Ter noção da gestão do tempo que precisará ter (estipule prazos)
  • Definir o que será feito,quando,quem fará, em quanto tempo e quanto dinheiro será investido, se necessário.

Outra ferramenta que pode te ajudar a criar esse plano é: a 5W2H, conhece?

Essa página aborda as informações de forma que facilitará o seu entendimento, dessa etapa:

             O que é 5W2H e como ajuda a tirar seus planos do papel!

#outrobizu

Fique atento, pois, é normal que o plano de ação construído por você,venha ser ''atravessado'' por situações que poderão influenciar no prazos. 

O planejamento deve ser flexível , a vida é dinâmica. Mas, não pare de executar!

O plano de ação te leva ao encontro do compromisso firmado lá atrás, quando priorizou seu objetivo dentre outros lembra ?

Não esqueça!

E dilua suas metas ,pois geralmente seu objetivo principal está no prazo longo, mas como se trata de plano de ação , é preciso começar escolher um  objetivo que estejam no curto  prazo para seguir uma coerência que traga resultados que permitirão alcançar os de longo.

Nada de pular etapas, o que vai influenciar no que você será ou conquistará daqui a 3 ou 5 anos serão as ações que começará a executar no seu primeiro ano (prazo curto de 12 meses), não existe milagre e sim compromisso, foco e execução!

Qual é o seu próximo passo na carreira?

#Recomendaçõesfinais

  • O planejamento é dinâmico.
  • Analise se no decorrer do tempo, o que vem fazendo está surtindo efeito, caso não, replaneje o que for necessário, mexa nos prazos enfim... faça o que for necessário, mas faça!
  • O plano não pode ser uma coisa a parte na sua vida, arrume uma maneira de adequá-lo dentro da sua rotina, ele não pode ser simplesmente esquecido.
  • Os prazos no plano de ação ser obedecidos e estar em concordância com o restante da sua rotina de vida e trabalho em geral.

#bizudeouro

Nada que escrevi aqui valerá, até mesmo se fizer um processo de orientação de carreira, se você depois disso tudo não executar o seu planejamento, então priorize, mas execute!

Esse artigo faz sentido para você? Então planeje através desse conteúdo.

Venho como orientadora de carreira aprendendo novas formas de aplicar processos de orientação e dentro deles, uma das etapas é o planejamento de carreira, que vem posteriormente a uma escolha ou tomada de decisão.

Esse artigo é um pouco do conteúdo que venho aprendendo com a Fabiana Abath. E que também está dentro no meu planejamento de carreira (2021/2022)para a cada dia melhor me qualificar como orientadora.

Os orientadores também têm planejamento e precisamos não só ficar atualizados quanto a métodos de orientação, como mercado de trabalho, novas habilidades e mundo do trabalho em geral.

E você , fique de olho nas tendências.

O mais interessante nesse artigo, é que fica nítido como a Administração também traz um diferencial  através das ferramentas apresentadas aqui, e complementa de forma eficiente a Psicologia da Carreira.

E aí, quando começará o seu plano ?

Inté...

 

 

 

 


Report publication
    010

    Recomended for you