Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A Iniciação Científica é mesmo importante?

A Iniciação Científica é mesmo importante?
Kamila Camargo Dolinski
Oct. 19 - 2 min read
000

Quando iniciamos um curso superior temos muitos sonhos e objetivos, alguns sonham em dar continuidade na vida acadêmica, se tornando um professor, palestrante ou pesquisador. É nesse sentido que a Iniciação Científica surge como uma ferramenta de auxílio ao estudante.

 

O que é a Iniciação Científica?

A IC é um programa voltado para projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, funciona como uma ferramenta de investigação e tem o objetivo de proporcionar ao estudante os seus primeiros contatos com a pesquisa acadêmica, estimulando o desejo pela investigação científica.

jill wagner glasses GIF by Hallmark Movies & Mysteries

A pesquisa é uma grande base teórica e metodológica que auxilia -e MUITO- durante o curso e até mesmo após sua conclusão. Algumas vantagens são:

1)Preparação para o TCC: durante o desenvolvimento da pesquisa o estudante tem contato com novas teorias, aprende a desenvolver técnicas de pesquisa e produzir um artigo seguindo as normas da ABNT.

2) Desenvolvimento pessoal e profissional: desenvolve o senso crítico, a criatividade e a disciplina, além de fazer com que o aluno tenha contato com outros profissionais que atuam na área, o que é uma ótima de chance de aperfeiçoar o networking.  O trabalho também influenciará de forma direta a atuação no mercado de trabalho, pois amplia a visão de mundo do aluno.

3) Experiência: é uma experiência a mais para o currículo comum e Lattes, ter uma Iniciação Científica no currículo Lattes eleva o perfil do candidato em muitos programas de graduação.

You Got It Good Job GIF by Bounce

 

Sistema de bolsas

Muito importante saber que existem duas modalidades de pesquisa: remunerada e não remunerada.

Para concorrer a bolsas de estudo o candidato deve corresponder a alguns requisitos básicos, tudo a depender da Instituição responsável por esse sistema.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é o principal responsável pelo funcionamento do sistema de bolsas, o que garante melhor estrutura e qualidade acerca das pesquisas e resultados.

 

Ademais, a Iniciação Científica é uma grande oportunidade para quem deseja ingressar na carreira acadêmica e seguir na área da pesquisa, é uma forte aliada aos candidatos de programas de mestrado, doutorado e afins.

É esse programa que nos ensina os princípios da pesquisa e abre portas no presente e futuro de cada acadêmico. 

 

E aí, você já participou de um programa de Iniciação Científica? 

 


Report publication
    000

    Recomended for you