Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A fórmula do Flashcards para revolucionar em seus estudos.

A fórmula do Flashcards para revolucionar em seus estudos.
Amanda Evaristo
Aug. 1 - 3 min read
010

Dificuldade para memorizar para uma avaliação ou seminário? Seus problemas acabaram (bem comercial dos anos 90).

O flashcards é uma ferramenta para memorização para que você precisa estudar. São cartãozinhos em que são organizados por sistema de perguntas e respostas sobre o conteúdo proposto. Esse mecanismo vai testar a sua memória, pode ser direcionado para qualquer assunto que precisa ser memorizado. Esse método é muito utilizado na Europa e Estados Unidos, no Brasil é pouco difundido.

Com os cartões você consegue revisar com rapidez o conteúdo focado em pontos chaves, para um resultado eficaz em suas avalições.

Atenção para fazer o uso do método primeiro, ler o conteúdo que vai ser estudado, você pode confeccionar manualmente, fazer pelo canva ou algum programa gráfico e aplicativos.

Como fazer seu flashcards

Use o bloco de fichas pautadas, que você vai encontrar em qualquer papelaria, também pode usar post it, dividir a folha do caderno universitário em dois, fazendo dois cartões de cada folha ou cartolinas coloridas.

 

Ao confeccionar os flashcards, o indicado é escrever o assunto com suas próprias palavras, explique de forma resumida e simples, não copie do livro.

Também para ajudar a memorizar utilizar gráficos e desenhos nas perguntas.

Ao terminar de fazer os flashcards, faça a primeira revisão no dia seguinte, organize seus cartões por assunto, separe em pastas para não ficarem desorganizados.

Fazendo seus próprios cards você está executando a escrita e leitura.

Como estudar com Flashcards

Primeiro embalarem seus flashcards, deixe todas as perguntas viradas para cima e respostas para baixo.

Leia a pergunta sem ver a resposta em seguida responda como preferir, por escrito, em voz alta ou mentalmente, e confere a resposta se está certa.

Acertando, começar separar as pilhas de acertos e erros. Os cards que você errou, faça uma pausa aos estudos, depois da pausa, retorne com as pilhas de cards que você errou.

Flashcards para revisões

Utilize três pilhas, a primeira é a que você já tem facilidade no conhecimento, não precisa de estudar muito. A segunda pilha, são que você acertou, mas está com dificuldade de memorizar e a terceira pilha é que você errou.

A primeira pilha vai ser revisada a cada quatro semanas, a segunda pilha, a cada duas semanas, a terceira o indicado é fazer diariamente.

 

Flashcards como fazer pelo canva

 

https://www.canva.com/pt_br/criar/flashcards/

 

Aplicativos de Flashcards. Você pode fazer seus flashcards digital

 

Goconqr

  Neste aplicativo você tem as opções de inscrever pelo facebook, gmail ou e-mail.

Contém três categorias para utilizar:

 

Depois que definiu qual o assunto, matéria de seus estudos, você está pronto para começar a fazer as perguntas e respostas do seu flashcards.

Essa versão utilizo para PC. Também no aplicativo você entra outros métodos de estudar, com slides, mapa mental, quis e outras opções.

https://www.goconqr.com/pt-BR

Anki

Tem a versão PC e Mobile. Baixei ele pelo celular, a nota pelo play store é 4.8.

O aplicativo também trabalha com estatística no seu desempenho.

https://apps.ankiweb.net/

 

Quizlet

Tenho a versão dele pelo PC, utilizo para aprendizado em idiomas, ao fazer flashcards ele tem opção de áudio na língua nativa e qual você está aprendendo e também pode colocar ilustrações em seus cards.

https://quizlet.com/pt-br

 

Outros aplicativos

https://www.flashcardmachine.com/

http://opencards.info/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Report publication
    010

    Recomended for you