Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 Tendências de Tecnologia da Informação para 2021

5 Tendências de Tecnologia da Informação para 2021
Rodriigo Oliveira
nov. 9 - 5 min de leitura
000

Facilitar as nossas vidas. Essa é a principal função das tecnologias que não param de aparecer. Seja no trabalho ou dentro de casa, se a gente pisca os olhos, um aparelho ou software novo aparece. Para quem trabalha na área, essa constante evolução significa duas coisas: novas possibilidades de atuação e a necessidade de se manter atualizado e atento em relação às tendências de TI.

Foi por isso mesmo que esse conteúdo nasceu. A gente vai falar sobre tecnologias que já existem, só que ainda não estão totalmente incluídas nas nossas rotinas. O foco não é aquele novo aparelho que vai facilitar a vida doméstica de todo mundo, mas as tecnologias que em questão de tempo serão inseridas no dia a dia das empresas. Bora?

As tendências de TI que já estão batendo nas nossas portas

Chegou a hora da nossa lista. Já pegou papel e caneta?

DataOps

A DataOps não é exatamente uma tecnologia, ela pode ser encarada como um tipo de metodologia, que pode ser considerada uma versão de metodologia ágil. Então, por que nós escolhemos colocá-la na nossa lista?  Porque ela se adequa muito à otimização de análises de dados. Podemos dizer que a DataOps segue os princípios da DevOps, porém aplicada em times de Big Data.  Ela consegue unificar fluxos de trabalho relacionados à análise de dados e pode significar um considerável crescimento na capacidade de equipes extraírem valores de suas bases de dados. Ela é capaz de reduzir os processos manuais que resultam na queda de produtividade destes times e pode ser o elemento que faltava para que equipes com pouca organização transformem-se em equipes de alta performance. A cereja do bolo, sabe?

Outro benefício importante que vem junto com DataOps é a rápida identificação de questões que podem desencadear erros ou atrasos. Dessa maneira, é possível corrigi-los antes que algum problema sério apareça como consequência. A segurança das bases de dados cresce e o tempo dos colaboradores das equipes é melhor aproveitado. Resumindo:  tem a intenção de diminuir o caminho que existe entre a idealização de um produto e a sua entrega. Lindo, né?

Inteligência Artificial

A IA já é uma realidade na rotina das empresas, facilitando a execução de um volume de trabalho gigante que, se fosse feito por pessoas, levaria muito tempo ou seria caro demais. Mas em 2021, ela também será cada vez mais usada por grandes corporações para ajudar os times que trabalham com segurança cibernética. Com a ajuda dessa tecnologia será possível compreender minuciosamente os riscos de ataques, conseguindo analisar bilhões de diferentes sinais em toda a rede.

Atualmente a IA já é usada para facilitar o atendimento ao cliente. 

Contêiners

Os contêineres na nuvem, conhecidos por um monte de gente pelo termo em inglês “cloud container”, são uma tecnologia que permite o desenvolvimento de um sistema operacional totalmente virtual. Com a sua ajuda, é possível instalar e executar aplicativos distribuídos em diferentes lugares. Uma de suas principais vantagens é ser uma tecnologia leve, que não exige muito espaço de armazenamento. Ela tem atraído a atenção de empresas que necessitam criar e dimensionar códigos com rapidez. Principalmente ao lidarem com a IoT ou a nuvem.

5G

Aqui no Brasil, a utilização da tecnologia 5g provavelmente não se concretizará em 2020, já que  muitas adaptações estruturais seriam necessárias, por parte das empresas e das operadoras de internet. Apesar disso, as empresas já estão se preparando para quando esse momento maravilhoso chegar.

Segundo Dheeraj Remella, CTO da Voltbot, em uma declaração concedida à revista Exame, “as empresas devem implementar arquiteturas de dados escaláveis ​​e em tempo real e, em última instância, impulsionar ações, tomando decisões inteligentes e dinâmicas através de múltiplos fluxos de dados.”.

Além disso, o executivo também afirmou que “a promessa do 5G é forçar as organizações a identificar os processos atuais que estão prontos para mudanças e garantir que a TI possa atender às demandas das novas redes” e “por esse motivo, o 5G está impulsionando a adoção de outras tecnologias, desde a computação de ponta até a realidade virtual.” Lembra quando falamos que a tecnologia vem para facilitar as coisas? Então, é disso que a gente tá falando…

Realidade Aumentada

Assim como outras tecnologias que entraram na nossa lista, a Realidade Aumentada já existe e faz parte da vida de muita gente. Quem nunca usou um QR Code? A novidade que vem crescendo cada vez mais é a utilização desta tecnologia, por empresas de diferentes portes, para promover diferentes benefícios comerciais.

Segundo Bill Bodin, CTO da Kony, em entrevista concedida para a mesma revista citada acima, “podemos aumentar as prateleiras e os produtos em tempo real. Em manutenção, reparos e muitas aplicações industriais, podemos criar sobreposições informacionais em equipamentos mecânicos ou elétricos, colocando as principais métricas de instrumentação diretamente nas mãos das pessoas que atendem a área”.

Partiu 2021!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você