Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

5 grandes invenções desenvolvidas por mulheres negras

5 grandes invenções desenvolvidas por mulheres negras
Adriane Barbosa
Oct. 22 - 2 min read
060

Provavelmente, você não apenas conhece, mas sim, utiliza alguma dessas 5 invenções. Porém, o que você também provavelmente não sabe é que todas elas foram desenvolvidas por mulheres negras. Graças a cada uma dessas mulheres, avanços tecnológicos foram possíveis nesses âmbitos e isso com certeza merece todo o reconhecimento do mundo! E aí, vamos conhecer um pouco dessas mulheres incríveis e suas invenções? Bora láaaaa!!

Sistema GPS

O nosso bom e velho GPS, que é indispensável hoje em dia, foi desenvolvido por Gladys West. Ela era bolsista do curso de matemática na Universidade de Virgínia. Gladys foi a segunda mulher negra a atuar profissionalmente na base naval de Dahlgren e era responsável pela localização espacial de satélites, recebendo prêmios e reconhecimento pelo projeto do primeiro satélite a fazer o mapa dos oceanos através de radar.

Identificador de chamadas

Foi criado por Shirley Ann Jackson, a primeira mulher afro-americana com doutorado em física concluído no MIT. Além disso, seus estudos foram utilizados também como base para a invenção do sistema de chamada em espera. Irado, né?

Filmes 3D

Se você é um cinéfilo de plantão, esse aqui é em sua homenagem. Valerie Thomas, física, foi a responsável por essa criação. Em 1980 ela patenteou o transmissor de ilusão, aparelho que simula a aparência em 3D de um objeto. Fato interessante: ele é utilizado pela NASA até hoje, onde ela trabalhou entre 1964 e 1995.

Absorventes íntimos

Se você é mulher, sabe a importância imensa desse aqui. Nosso querido (ou não tanto) absorvente foi patenteado por Mary Beatrice Davidson Kenner, mas infelizmente, se transformou em domínio público antes que sua patente pudesse ser oficializada. Ah, ela criou também o suporte de rolo de papel higiênico!

Condicionador de cabelos

Madam C.J. Walker foi não apenas a desenvolvedora do condicionador, mas também a primeira mulher negra que enriqueceu por conta própria nos Estados Unidos!!! Simplesmente badass!! Obs: tem uma série da Netflix sobre ela, vale a pena conferir!!

E aí, qual dessas invenções você utiliza no dia-a-dia? E você sabia que foram criadas por mulheres negras? Independente da resposta, compartilhe esse conteúdo com outras pessoas para que possamos exaltar essas mulheres incríveis, que sofreram preconceito por serem mulheres e negras

Apoie, escute, exalte e reconheça negros sempre! São invenções como essas que facilitam tanto nossas vidas hoje. 🖤


Report publication
    060

    Recomended for you