Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

5 dicas para melhorar sua gestão de tempo

5 dicas para melhorar sua gestão de tempo
Marcelo F Fortunato Jr
Nov. 7 - 3 min read
010

A  Gestão  de  Tempo  pode  ser  entendida  como  a  gestão  de tarefas e o melhor aproveitamento do seu recurso mais valioso - o Tempo.  A ideia  central  é  fazer  o  melhor  trabalho  em menos tempo.  Quando bem feita, a Gestão de tempo te permite a trabalhar de forma mais saudável e eficiente.

 

Benefícios

Uma boa gestão de tempo traz muitos benefícios, dos quais pode-se destacar:

1- Maior pontualidade,

2- Aumento de produtividade;

3- Resultados mais eficientes;

4- Diminuição do stress e a ansiedade.

Entre tantos benefícios, como ter uma gestão de tempo adequada? Não existe fórmula universal, mas existem métodos, ferramentas e ações que podem melhorar sua relação com o tempo. Aqui vão 5 dicas valiosas!

 

1- Priorizar

A priorização é o primeiro passo para se ter uma gestão de tarefas adequada. A priorização pode ser feita utilizando dois critérios: Urgência e Importância. Liste suas atividades e obrigações, priorize de acordo com esses critérios e aloque cada atividade de acordo com o tempo disponível. Lembre-se de não exagerar na hora de escolher quais atividades irá desenvolver durante o dia - afinal, ele só dura 24h.

 

2- Tenha uma agenda

Seja  com  um  aplicativo  para  gerenciar  tarefas, uma planilha ou um caderno de anotações, faça uma lista de todas as tarefas que você tem que realizar. Além disso, use-a para registrar os compromissos e não cair no esquecimento. Nossa memória é falha e uma agenda pode ser sua grande aliada para melhorar sua gestão de tempo.

 

3- Evite a multitarefa

É comum pensarmos que  fazer  muitas  coisas  ao  mesmo  tempo  é  sinônimo  de  ser produtivo. Porém, a verdade é que focar na multitarefa é o mesmo que focar em nada. Nós, humanos,  fazemos muito  melhor  nossas  atividades  quando  focamos  e  concentramos em uma coisa por vez. O foco único e direcionado nos torna muito mais produtivos. Tentar se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo é contraproducente e extremamente cansativo, por isso, quando for organizar suas tarefas lembre-se de separar um tempo específico para cada uma delas.

 

4- Se prepare para "apagar incêndios"

Planejar  é  muito  importante.  Entretanto,  o futuro é imprevisível e surpresas estão sempre surgindo. Por isso, o ideal é planejar sempre deixando um espaço de tempo livre para urgências  que  possam vir a  aparecer.  Isso te dará mais flexibilidade para "apagar incêndios" sem comprometer as outras tarefas que você já havia programado para fazer.

 

5- Pratique o essencialismo

O essencialismo é o princípio de fazer menos, porém melhor. Focar no que é essencial te torna muito mais produtivo. Para conhecer melhor a filosofia essencialista acesse: https://comunidadedoestagio.com/blog/voce-conhece-o-essencialismo

 

Fontes

https://www.siteware.com.br/produtividade/o-que-e-gestao-tempo/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/importancia-boa-gestao-tempo-trabalho/

https://www.sbcoaching.com.br/blog/gestao-do-tempo-o-que-e-vantagens-e-como-fazer/

https://www.treasy.com.br/blog/estrategias-para-gestao-do-tempo/

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-lei-de-parkinson-e-a-gestao-de-tempo/33268

 

 

 

 


Report publication
    010

    Recomended for you