Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

5 ações que vão mudar a forma como você se comunica

5 ações que vão mudar a forma como você se comunica
Mariana Menezes
Aug. 12 - 2 min read
060

Alguém não executou uma tarefa porque não entendeu que era de sua responsabilidade. Alguém ficou desmotivado pela forma que recebeu um feedback. Alguém sentiu seu esforço desvalorizado. Alguém só entendeu metade do processo que precisava ser feito. Situações onde uma boa comunicação evitaria transtornos, otimizaria processos e deixaria as pessoas mais felizes e motivadas.

No último artigo escrevi um pouco sobre habilidades de relacionamento e acabei citando a comunicação não violenta. Hoje vou descomplicar esse conceito para você e te dar dicas de como começar hoje uma Comunicação mais assertiva e empática.

 

  1. Pratique a comunicação positiva! Isto é, verbalize frases com sentenças afirmativas, claras. Nada de frases negativas para excluir o que não deve ser feito. Aqui queremos o que precisa ser feito.

  2. Isso nos leva ao próximo ponto: seja objetivo! Rodear é uma grande perda de tempo e ainda pode não transmitir a mensagem desejada. Se formos objetivos sobre o que precisamos, a probabilidade de compreensão de quem está recebendo aumenta muito.

  3. Porém, ser objetivo não significa ser grosso ou insensível! Por isso, pratique a empatia! Quando for se comunicar, se coloque no lugar do outro, de verdade, com todas as características, limitações e detalhes que você souber do outro. E aí pense como na melhor forma de entregar a mensagem.

  4. Comunicação não é só sobre enviar. É também sobre receber! Você escuta para responder ou para compreender? Parece frase batida mas é uma frase importante. Quando você começar a realmente se importar com o que os outros querem dizer, você vai perceber.

  5. Minha última dica para você é: Faça uma auto análise da sua forma de se comunicar. Como você fórmula suas frases? Quais palavras e expressões você mais usa? As vezes coisas que vem dos nossos hábitos/cultura podem ter um significado diferente para pessoas diferentes. Reflita sobre isso e procure formular sua comunicação de forma mais amigável e inclusiva para o maior número de pessoas.

 

Com certeza, se você colocar esses 5 itens em prática, vai estar dando um grande passo para melhorar muito sua Comunicação e, por consequência, vai estar construindo uma trajetória e uma carreira de muito mais sucesso.

Você já prática métodos de comunicação não violenta? Compartilha suas dicas também! 


Report publication
    060

    Recomended for you