Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

3 leituras indispensáveis para 2021

3 leituras indispensáveis para 2021
Helen Karen Souza
Feb. 5 - 5 min read
000

Olá, caro leitor. Obrigada por mais uma visita!

Tenho certeza de que este artigo será útil a você, visto que você gostar de ler meus artigos :)

No post de hoje irei falar sobre 3 sugestões de livro para este ano de 2021.

Como já é sabido, a leitura além de abrir mentes, melhora nosso vocabulário e nos torna mais criativos. Portanto, minha indicação hoje é sobre 3 livros, aos quais os assuntos abordados nos mesmos estão em relevância no atual momento.

A leitura engrandece a alma. |Voltaire

1. Empatia Assertiva;


O livro Empatia Assertiva de Kim Scott aborda em como ser um líder incisivo sem perder a humanidade. Ser um líder incisivo é ser um líder sem rodeios e que vai direto ao objetivo proposto.

Antes de tudo, é necessário dizer que existem 4 tipos de empatia:

  • Empatia Emocional: Que é quando você se sente como outra pessoa;
  • Empatia Cognitiva: Que é quando você entende como o outro vê as coisas;
  • Empatia Compassiva: Quando você quer ajudar;
  • Empatia Assertiva: Quando você está preocupado com o futuro da outra pessoa.

No livro, diz que precisamos nos importar com as pessoas ao mesmo tempo que estamos as confrontando, pois caso não nos importemos, caíremos na armadilha da agressividade ofensiva, que ocorre, por exemplo, quando desafiamos alguém a realizar um trabalho, porém não damos a mínima para como ela irá resolvê-lo.  Entretanto, caso nos importemos com as pessoas, mas não as confrontemos, estaremos demonstrando a empatia nociva, que é quando ficamos em silêncio preocupados com o sentimento dos outros. E se não nos importarmos e nem as confrontarmos, isto será um exemplo de insinceridade manipuladora, que é quando ficamos em silêncio preocupados com nosso próprio sentimento.

Portanto, a empatia assertiva é a chave de liderança eficaz para cultivar bons relacionamentos e manter uma relação saudável com seus liderados.
 

A vida é relacionamento, o resto não passa de detalhe. Essa é a maior verdade. Tudo na vida que realmente importa resume-se aos relacionamentos. |Dr. Gary Smalley

 

2. Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefini o que é ser inteligente;

Hoje em dia é indispensável não saber sobre inteligência emocional, pois é um termo altamente comentado nos últimos anos, tanto que em muitos processos seletivo esta habilidade está sendo mais do que um requisito para as vagas de emprego, está sendo quase uma exigência! Isso porque a inteligência emocional capacita o indivíduo a perceber suas emoções, saber raciocinar a partir delas, entender o que elas significam e saber gerenciá-las. Além disso, o desenvolvimento da mesma gera maior consciência social e maior probabilidade no alcance de objetivos e metas de vida.

Daniel Goleman traz em seu livro como é possível trabalhar os pilares da mente para alcançar resultados extraordinários através de 5 habilidades-chave da inteligência emocional:

  1. Autoconsciência: capacidade de reconhecer as próprias emoções.
  2. Autorregulação: capacidade de lidar com as próprias emoções.
  3. Automotivação: capacidade de se motivar e de se manter motivado.
  4. Empatia: capacidade de enxergar as situações pela perspectiva dos outros. 

  5. Habilidades sociais: conjunto de capacidades envolvidas na interação social. 

Daniel te ensina a descobrir mais sobre nós mesmos. Através da leitura do livro, aprendemos a  como fortalecer nossas virtudes e como lidar melhor com aquelas características que nos sabotam no dia a dia tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

Para o bem ou para o mal, quando são as emoções que dominam, o intelecto não pode nos conduzir a lugar nenhum. |Daniel Goleman

 

2. Atenção Plena - Como encontrar a paz em um meio frenético


Nós vivemos em um mundo conturbado, cheio de preocupações, agenda lotada de compromissos, muitas provas acadêmicas, afazeres domésticos e muito mais outras tarefas.
Devido a todas essas pressões do dia-a-dia, nós muitas vezes não conseguimos parar descansar nossas mentes e encontrarmos paz.
O efeito dessa pressão afeta nossa saúde física e emocional, podendo acarretar problemas sérios de depressão e ansiedade.

Mark Williams e Danny Penman propõem amenizar essas pertubações do mundo através do livro Atenção Plena, ao qual reúnem passo-a-passos para nos ajudar a criarmos nossa própria rotina de atenção plena que é uma forma simples de meditação, que busca concentrar a atenção no aqui e agora, numa atitude compassiva, sem julgamentos e distrações.

Em síntese, as meditações propostas foram desenvolvidos para que nós nos conheçamos melhor, aprendamos mais sobre nosso próprio corpo e vivamos de maneira positiva.

A única forma de desenvolvimento é um esforço constante através da meditação. |Dalai Lama

 


Report publication
    000

    Recomended for you