Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

2020: O ano da resiliência

2020: O ano da resiliência
Francyne Marilia Firmes dos Santos
Dec. 30 - 2 min read
000

       De acordo com o dicionário Oxford Languages, a palavra resiliência pode ser definida de duas formas: 


1 - (Física) propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

2- (Sentido Figurado) capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

       Sendo assim, todos nós que sobrevivemos a esse ano louco de 2020 somos resilientes. Pensa só: tivemos que aprender e nos adaptar a novas formas de trabalhar, estudar, fazer compras e até mesmo interagir com as pessoas enquanto estávamos sendo constantemente bombardeados por notícias terríveis. Criamos uma nova rotina diária, fizemos novos planos e aprendemos mais sobre nós mesmos e as pessoas que vivem conosco enquanto estávamos isolados e com medo.

       Aprendemos a agradecer pelo pão de cada dia e estendemos nossa mão ao próximo mesmo que figuradamente. Rimos, choramos, vivemos e crescemos enquanto o mundo à nossa volta virava um caos completo. Começamos a dar valor a coisas que antes eram corriqueiras como apreciar a paisagem no caminho do trabalho ou encontrar um amigo na faculdade. Além disso, o “novo normal” trazido pela pandemia nos mostrou também que apesar de estarmos isolados em nossas casas não precisamos - e nem devemos - ficar sozinhos.

       Espero que ao ler este artigo você valorize todos os projetos que concluiu e tudo o que você conquistou esse ano. 2020 não foi fácil para nenhum de nós e todos tivemos planos que foram frustrados pelas adversidades desse período tão único e atípico. Por isso, seja gentil consigo mesmo e entenda que você é forte por ter chegado até aqui. 

       Desejo a nós a coragem de sonhar e a força para trabalhar por tempos melhores mesmo que tudo esteja ainda tão incerto. E que todos nós - os resilientes sobreviventes de 2020 - possamos seguir em frente, um dia de cada vez!  


Report publication
    000

    Recomended for you