Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

13 maneiras de ter uma boa memória para seus estudos.

13 maneiras de ter uma boa memória para seus estudos.
Amanda Evaristo
May. 25 - 4 min read
000

A memória armazena as informações, resgata experiências, lembranças de curto, médio e longo prazo. O processo de memorização ocorre através de meios das conexões entre os neurotransmissores.

Uma boa memória ajuda em suas habilidades e desenvolver novas, estudantes precisam armazenar diversas quantidades de conteúdos em pouco tempo, com a vida agitada de avaliações, trabalhos e paper.

  Como estimular o cérebro a lembrar de tudo? Se as vezes nem lembro que comi de jantar ontem?

Vou passa 13 dicas, que não é um bicho de sete cabeças e com dedicação você vai perceber uma mudança em sua memória.

1.Exercícios físicos

Aumenta o volume do hipocampo do nosso cérebro, exercícios aeróbicos que ajudam mais.

2. Exercícios de raciocínio lógico

Para forçar a sua memorização utilize palavras cruzadas, para início começa pela básica depois vai para o avançado. Jogos de memória também são uma ótima opção, cubo mágico, xadrez, sudoku, vai ajudar a exercitar seu cérebro.

3. Boa Alimentação

Não basta fazer exercícios físicos e não ter uma boa alimentação. Na alimentação podemos destacar quatro tipos de nutrientes que vai dar um up na sua memória.

A cafeína é um estimulante cerebral, encontrado nos cafés, chá e chocolates meio amargo.

Para produzir células vermelhas no sangue e oxigenação do sangue para o cérebro, precisamos de ferro, encontrado em alimentos como carnes, hortaliças, frutos do mar e leguminosas. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, ajuda na produção de neurotransmissores, pode ser encontrado em carnes, leites, vegetais e frutas. Por último ômega 3, auxiliar na concentração, achados em peixes, vegetais, filhas verdes e leguminosas.

 

4.Diagnóstico do Dia

Assim como sonhos que depois de despertar, tentamos lembrar o que sonhou, depois do fim do dia, faça uma análise que você fez no dia e o que não fez.

 

5.Cálculos Mentais

Não utilize calculadora para uma simples conta para seu troco, tenta fazer de cabeça a conta, não leve a lista de compras para o mercado, tente memorizar o que você precisa.

6.Tenha uma boa noite de sono

Não caia no mito de estudar de madrugada, que vai assimilar a matéria, isso deixa exausto e o rendimento durante o outro dia pode ser insatisfatório.

O cérebro precisa de uma pausa, para assimilar todo o conteúdo que você estudou.

7.Planejar o que vai estudar

Depois de algumas mudanças de hábitos no cotidiano, que tal mudar também a maneira que você estuda? Vamos começa em fazer um cronograma, verificando o tempo disponível você tem para estudar, anote as matérias que precisam ser estudadas, analise as principais dificuldades.

8.Métodos de Relaxamento

Antes de começar a estudar, procure respirar pausadamente e relaxar sua musculatura, com isso reduz sua ansiedade.

9. Meu cantinho de estudos

Para poder está concentrado nos estudos, o local onde vai estudar não pode ser barulhento. Seu cantinho de estudo deve ser silencioso, bem iluminado, limpo e arrumando.

Não esqueça também de eliminar todas as distrações, especialmente o celular, desligando na hora de estudar, sua atenção deve está totalmente focada nos estudos.

10. Meu amigo resumo

Resumo é uma ótima ferramenta de memorização, faz o seu cérebro treinar sobre o assunto e depois que leu o assunto, fazendo o resumo faz entender o que estudou.

11.Compartilhar o que aprendeu

Memorizar e ensinar as outras pessoas, vai fazer você falar do assunto com suas próprias palavras sobre o conteúdo da matéria.

12. Faça exercícios das matérias

Depois que você leu, fez o resumo, compartilhou, não esqueça de fazer os exercícios, assim seu cérebro retorna o conteúdo tendo a memória de longo prazo, e os exercícios mostra seus pontos fortes e fracos sobre determinado assunto.

13.Revisão

Faça revisão com frequência, maior tempo vendo o conteúdo, mais fácil para assimilar.


 

 

 

 

 

 

 

  


Report publication
    000

    Recomended for you