Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

10 dicas para ter uma vida universitária equilibrada

10 dicas para ter uma vida universitária equilibrada
Helen Karen Souza
Sep. 10 - 6 min read
060

A vida academia é uma rotina pesada de estudos, provas, trabalho, estágio. Saber conciliar a vida universitária com a vida pessoal requer planejamento e organização.

Por isso, veja abaixo 10 dicas para ter uma boa organização e gestão da vida acadêmica e obter um melhor aproveitamento do tempo!

1) Siga uma rotina

A rotina é importante, pois ajuda a manter o hábito de conseguir realizar as tarefas no tempo certo, seguindo um padrão e evitando esquecimento. Para seguir fielmente uma rotina é de extrema importância possuir uma agenda.

2) Tenha uma agenda

A agenda é sempre uma ótima aliada na hora de se organizar, pode ser de papel ou também online.
Anote todos os compromissos acadêmicos na agenda: datas de provas, apresentação de trabalho, reunião em grupo, palestras/eventos na faculdade.
Coloque também os afazeres profissionais, caso o universitário trabalhe/estagie, como reuniões, horas extras. Por fim também coloque os compromissos pessoais como consultas médicas, idas ao supermercado, etc.

4 aplicativos de agenda online para usar no computador ou no celular:

  1. Google Agenda;
  2. Outlook Calendar;
  3. Yahoo! Calendar;
  4. Calendário Business Agenda.

3) Liste suas tarefas por prioridades

Gerenciar tarefas é uma grande passo para otimizar o tempo. Há ferramentas que podem ajudar na priorização de tarefas, como:

Trello: As funcionalidades são baseadas no Kanban – sistema de gestão visual para controle de tarefas. Nele encontramos:

  • Layout Organizado em quadros;
  • Marcadores Coloridos;
  • Cartões e etiquetas para facilitar a organização.

Asana: Além do gerenciamento de tarefas, o Asana tem o diferencial de facilitar a comunicação entre os usuários. Funcionalidades:

  • Criação de listas de atividades;
  • Delegação de tarefas entre os membros convidados;
  • Chat colaborativo e fórum de discussão;

4) Monte um plano de estudos mensal


Além da agenda que marca seus compromissos cotidianos, elaborar um plano de estudo mensal também é uma boa estratégia de organização.  É importante distribuir os horários de estudos em períodos que o estudante tenha certeza de que seu rendimento será maior. Além disso, estabelecer momentos de descanso também são necessários.

O Canva é um ótimo site para criar planners. No site há uma infinidade de modelos para organização. Dá para inserir imagens, textos, fotos, e tudo isso de graça.

5) Tenha um tempo só para estudos

Delimite na agenda um período específico de estudos, é importante que isso seja feito diariamente, de preferência após o período de ensino, pois assim fica mais fácil de fixar a matéria.

A técnica Pomodoro (Tomate, italiano) que consiste em permanecer durante 25 minutos extremamente concentrado na tarefa, sem interrupções e após isto, permanecer 5 minutos descansando, é uma ótima estratégia para manter-se 100% focado durante o estudo.

Inclusive, no Google Chrome há uma extensão chamada Marinara, que se baseia técnica pomodoro. A Marinara é um gerenciador  de tempo, ao finalizar o tempo de concentração de 25 minutos, aparece uma notificação alertando que é o tempo de descanso.

Aos que preferem gerenciar o tempo através do smartphone há o aplicativo Focus Keeper, além do cronômetro para ajudar a seguir a técnica Pomodoro, este aplicativo também permite que os usuários estabeleçam metas específicas de produtividade e monitorem seu dia por meio de gráficos.
O Focus Keeper é disponível para iOS e Android.

6) Tenha um local próprio para estudar


Ter um espaço específico para estudar é de extrema importância, pois o universitário identifica que aquele espaço é somente para estudar, consequentemente, o nível de rendimento e foco aumentam.

7) Faça contatos

Estude em grupos e conheça melhor seus colegas universitários. Segundo uma pesquisa do NTL Institute dos Estados Unidos, absorvemos e fixamos 90% do conteúdo explicando a matéria aprendida a alguém, sendo assim, estudar em grupo é de grande valia. Além disso, o convívio entre pessoas permite uma conexão permanente e ajuda a desenvolver novas relações e possibilidades de trocas de ideias e oportunidades.

8) Cuidado com os excessos

Estudar massivamente durante muito tempo não faz bem ao psicológico, a mente fica cansada e consequentemente o rendimento cai. Assim como noites em claro em baladas, festas também não fazem bem. O equilíbrio é sempre uma boa escolha!

9) Mantenha se saudável

É muito importante manter o corpo saudável através de exercícios físicos, eles aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e, consequentemente, melhoram o humor e o sono, além de reduzir a ansiedade e o estresse. Por isso, procure se exercitar regularmente.

10) Manter a calma 
A vida universitária é estressante, são inúmeras atividades para realizar, trabalhos para entregar e provas para fazer. Sendo assim, é necessário manter a calma, pois o estresse pode trazer problemas de saúde, de memorização e concentração.

 

A meditação é uma maneira de manter a calma, ela oferece benefícios tanto para a saúde mental como física de quem a pratica, reduz os níveis de estresse e ansiedade, melhora o sono, traz mais rendimento para as atividades diárias, potencializa o bem estar. Há aplicativos gratuitos disponíveis para Android e iOS, que podem ajudar a ter uma melhor qualidade de vida, como:

  • Medite.se: O aplicativo oferece diversas alternativas de meditações guiadas por professores na área. Os áudios  das meditações também podem ser baixados, para que o usuário possa escutar quando estiver sem internet.
     
  • 5 minutos, eu medito: A proposta desse aplicativo é bem simples. Ele faz o usuário pausar o que estiver fazendo no momento por apenas cinco minutos, a fim de melhorar o seu humor. Isso é feito através de uma trilha sonora agradável, e orientações que envolvem a correção da postura e de respiração. O usuário tem a opção de agendar o momento de iniciar a meditação.
     
  • Aura: O Aura oferece um serviço personalizado para que o utiliza. Ao responder um questionário sobre rotina e níveis de estresse e ansiedade, o aplicativo entrega ao usuário as melhores formas de praticar a meditação, tendo em vista seus objetivos. É possível ter um serviço de coaching pessoal e receber mensagens de positividade dentro do aplicativo.

 


Coloque as dicas em prática e tenha uma vida universitária mais leve! Assim, você pode aproveitar melhor todas as experiências que esse momento traz.


Report publication
    060

    Recomended for you