[ editar artigo]

10 dicas para ter uma vida universitária equilibrada

10 dicas para ter uma vida universitária equilibrada

A vida academia é uma rotina pesada de estudos, provas, trabalho, estágio. Saber conciliar a vida universitária com a vida pessoal requer planejamento e organização.

Por isso, veja abaixo 10 dicas para ter uma boa organização e gestão da vida acadêmica e obter um melhor aproveitamento do tempo!

1) Siga uma rotina

A rotina é importante, pois ajuda a manter o hábito de conseguir realizar as tarefas no tempo certo, seguindo um padrão e evitando esquecimento. Para seguir fielmente uma rotina é de extrema importância possuir uma agenda.

2) Tenha uma agenda

A agenda é sempre uma ótima aliada na hora de se organizar, pode ser de papel ou também online.
Anote todos os compromissos acadêmicos na agenda: datas de provas, apresentação de trabalho, reunião em grupo, palestras/eventos na faculdade.
Coloque também os afazeres profissionais, caso o universitário trabalhe/estagie, como reuniões, horas extras. Por fim também coloque os compromissos pessoais como consultas médicas, idas ao supermercado, etc.

4 aplicativos de agenda online para usar no computador ou no celular:

  1. Google Agenda;
  2. Outlook Calendar;
  3. Yahoo! Calendar;
  4. Calendário Business Agenda.

3) Liste suas tarefas por prioridades

Gerenciar tarefas é uma grande passo para otimizar o tempo. Há ferramentas que podem ajudar na priorização de tarefas, como:

Trello: As funcionalidades são baseadas no Kanban – sistema de gestão visual para controle de tarefas. Nele encontramos:

  • Layout Organizado em quadros;
  • Marcadores Coloridos;
  • Cartões e etiquetas para facilitar a organização.

Asana: Além do gerenciamento de tarefas, o Asana tem o diferencial de facilitar a comunicação entre os usuários. Funcionalidades:

  • Criação de listas de atividades;
  • Delegação de tarefas entre os membros convidados;
  • Chat colaborativo e fórum de discussão;

4) Monte um plano de estudos mensal


Além da agenda que marca seus compromissos cotidianos, elaborar um plano de estudo mensal também é uma boa estratégia de organização.  É importante distribuir os horários de estudos em períodos que o estudante tenha certeza de que seu rendimento será maior. Além disso, estabelecer momentos de descanso também são necessários.

O Canva é um ótimo site para criar planners. No site há uma infinidade de modelos para organização. Dá para inserir imagens, textos, fotos, e tudo isso de graça.

5) Tenha um tempo só para estudos

Delimite na agenda um período específico de estudos, é importante que isso seja feito diariamente, de preferência após o período de ensino, pois assim fica mais fácil de fixar a matéria.

A técnica Pomodoro (Tomate, italiano) que consiste em permanecer durante 25 minutos extremamente concentrado na tarefa, sem interrupções e após isto, permanecer 5 minutos descansando, é uma ótima estratégia para manter-se 100% focado durante o estudo.

Inclusive, no Google Chrome há uma extensão chamada Marinara, que se baseia técnica pomodoro. A Marinara é um gerenciador  de tempo, ao finalizar o tempo de concentração de 25 minutos, aparece uma notificação alertando que é o tempo de descanso.

Aos que preferem gerenciar o tempo através do smartphone há o aplicativo Focus Keeper, além do cronômetro para ajudar a seguir a técnica Pomodoro, este aplicativo também permite que os usuários estabeleçam metas específicas de produtividade e monitorem seu dia por meio de gráficos.
O Focus Keeper é disponível para iOS e Android.

6) Tenha um local próprio para estudar


Ter um espaço específico para estudar é de extrema importância, pois o universitário identifica que aquele espaço é somente para estudar, consequentemente, o nível de rendimento e foco aumentam.

7) Faça contatos

Estude em grupos e conheça melhor seus colegas universitários. Segundo uma pesquisa do NTL Institute dos Estados Unidos, absorvemos e fixamos 90% do conteúdo explicando a matéria aprendida a alguém, sendo assim, estudar em grupo é de grande valia. Além disso, o convívio entre pessoas permite uma conexão permanente e ajuda a desenvolver novas relações e possibilidades de trocas de ideias e oportunidades.

8) Cuidado com os excessos

Estudar massivamente durante muito tempo não faz bem ao psicológico, a mente fica cansada e consequentemente o rendimento cai. Assim como noites em claro em baladas, festas também não fazem bem. O equilíbrio é sempre uma boa escolha!

9) Mantenha se saudável

É muito importante manter o corpo saudável através de exercícios físicos, eles aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e, consequentemente, melhoram o humor e o sono, além de reduzir a ansiedade e o estresse. Por isso, procure se exercitar regularmente.

10) Manter a calma 
A vida universitária é estressante, são inúmeras atividades para realizar, trabalhos para entregar e provas para fazer. Sendo assim, é necessário manter a calma, pois o estresse pode trazer problemas de saúde, de memorização e concentração.

 

A meditação é uma maneira de manter a calma, ela oferece benefícios tanto para a saúde mental como física de quem a pratica, reduz os níveis de estresse e ansiedade, melhora o sono, traz mais rendimento para as atividades diárias, potencializa o bem estar. Há aplicativos gratuitos disponíveis para Android e iOS, que podem ajudar a ter uma melhor qualidade de vida, como:

  • Medite.se: O aplicativo oferece diversas alternativas de meditações guiadas por professores na área. Os áudios  das meditações também podem ser baixados, para que o usuário possa escutar quando estiver sem internet.
     
  • 5 minutos, eu medito: A proposta desse aplicativo é bem simples. Ele faz o usuário pausar o que estiver fazendo no momento por apenas cinco minutos, a fim de melhorar o seu humor. Isso é feito através de uma trilha sonora agradável, e orientações que envolvem a correção da postura e de respiração. O usuário tem a opção de agendar o momento de iniciar a meditação.
     
  • Aura: O Aura oferece um serviço personalizado para que o utiliza. Ao responder um questionário sobre rotina e níveis de estresse e ansiedade, o aplicativo entrega ao usuário as melhores formas de praticar a meditação, tendo em vista seus objetivos. É possível ter um serviço de coaching pessoal e receber mensagens de positividade dentro do aplicativo.

 


Coloque as dicas em prática e tenha uma vida universitária mais leve! Assim, você pode aproveitar melhor todas as experiências que esse momento traz.

Comunidade do Estágio
Helen Karen Souza
Helen Karen Souza Seguir

Helen, 21 anos, estudante de engenharia mecânica que gosta de cálculo, louca dos planejamentos, aprendiz de gaita, fã de cachorro, atleta de corrida... Nada mais sou que um ponto fora da curva. Gosto de tudo que é diferente e do que me desafia.

Ler conteúdo completo
Indicados para você