Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Voltamos para 2020?

Voltamos para 2020?
Ana Luíza Guimarães
Mar. 5 - 4 min read
020

Se você é brasileiro, com certeza está sendo perseguido por dois pensamentos: 1) uma coisa é fato: quando anunciaram a quarentena em março de 2020, o pensamento foi unânime: “Tudo bem. São só 15 dias em casa, rapidinho passa.” e, um ano depois, continuamos em casa; 2) Março: pandemia, lockdown e live do Gusttavo Lima. Afinal, algo mudou de um ano pra cá?

Sem delongas, a resposta é: SIM, muita coisa mudou no último ano.

Estamos cansados de saber as consequências negativas que a pandemia trouxe para todos. Consumimos diariamente, direta e indiretamente, uma sequência pesada de conteúdo a respeito dos prejuízos para a economia, para a saúde física e mental, para as famílias... em resumo, para todos. Essa absorção desenfreada de más notícias nos cansa e nos prende à essa sensação de que nada mudou, apesar de não ser bem assim.

Esse período de 1 ano, de março de 2020 com o início da quarentena até aqui, foi um período de muitas oportunidades e crescimento para grande parte dos brasileiros e, principalmente, para os universitários.

Em decorrência da situação delicada em que o mundo passava (e ainda está passando), diversas empresas se solidarizaram em prol de contribuir para eliminar a ociosidade das pessoas enquanto socialmente isoladas e liberaram, por determinado período, cursos e certificações gratuitas. Se você é ativo no LinkedIn ou entrou na rede durante a pandemia, com certeza vai identificar as ações a seguir.

Inteligência Emocional - Escola Conquer

A Escola Conquer, logo no início da pandemia, tornou gratuito o curso que, talvez, naquele momento, tenha sido o mais importante entre os demais: Inteligência Emocional.

O primeiro momento da pandemia foi marcado com algumas pessoas finalizando o curso e publicando o certificado e, em seguida, houve um boom de pessoas que enxergaram nas condições de isolamento uma oportunidade de desenvolvimento e aproveitaram o tempo ocioso para aprimorar as soft skills.

O curso foi gratuito por um período limitado, suficiente para ajudar muitas pessoas e, em novembro, ficou gratuito novamente, por período limitado.

Reaprendizagem Criativa - Murilo Gun (Keep Learning)

O curso de Reaprendizagem Criativa também foi muito procurado e realizado durante o último ano. Além disso, a disponibilização do curso dependeu dos esforços do Murilo que moveu empresários e amigos para ajudar financeiramente a viabilidade do curso para que ficasse gratuito por mais tempo, dando a todos uma oportunidade de realizá-lo.

Ah! Para quem não teve a oportunidade de realizá-lo no ano passado, todos os cursos da Keep Learning School, do Murilo Gun, tiveram acesso gratuito prorrogado para até o dia 31 desse mês (março). Essa é uma ótima oportunidade para todos.

Certificados de Fundamentos Scrum

Outro que também apareceu bastante no feed do LinkedIn de muitos foram os certificados de fundamentos Scrum. Empresas como CertiProf e ScrumStudy, ofereceram gratuitamente algumas certificações em torno dos fundamentos do Scrum.

Soft Skills e Hard Skills - Universidade Solides

A Solides disponibilizou vários cursos gratuitos relacionados a recrutamento & seleção e, sem dúvidas, o que mais rolou no feed do LinkedIn foi esse. Durante a pandemia muito se falou sobre soft skills e hard skills e muitos ainda não sabiam o que eram. O curso foi disponibilizado gratuitamente e houve emissão de certificado.

Muitas outras empresas disponibilizaram cursos, certificações e palestras gratuitamente como uma maneira de fazer a diferença durante um período tão sensível.

Além disso, foram feitas também diversas imersões e bootcamps gratuitos, principalmente na área da tecnologia, promovidos por empresas como Alura e Digital Innovation One, o que gerou muitas transições de carreira. Mas isso já é assunto para outro post.

Então SIM, muita coisa mudou de um ano pra cá. 

Continuamos no mesmo cenário de pandemia, lockdown e live do Gusttavo Lima mas e você? Ainda acha que nada mudou?


Report publication
    020

    Recomended for you