[ editar artigo]

Você tem um tempo para a palavra de Michael Scott?

Você tem um tempo para a palavra de Michael Scott?

 

“Eu sabia exatamente o que fazer. Mas, sendo realista, eu não tinha ideia do que fazer.” Michael Scott

 

happy michael scott GIF

 

Essa frase do queridão mencionado pode retratar bem a nossa vida profissional no comecinho. Por isso a comédia norte-americana, The Office chega abalando as estruturas e nos mostra algumas lições sobre ambiente de trabalho que podemos aprender (ou não) com essa série.

 

the office kevin GIF

 

The Office mostra a rotina de trabalho de Dunder Mifflin, filial de uma empresa de papéis em uma pequena cidade chamada Scranton, na Pensilvânia.

 

Uma empresa de papel em um primeiro momento não parece ser um assunto tão interessante, mas a série prova que nem sempre a primeira impressão é a que fica, tornando-se uma das mais queridas e aclamadas por seus absurdos cotidianos.

 

Mesmo com alguns exageros típicos de uma comédia, podemos relacionar acontecimentos da série com o dia-a-dia de um escritório normal.

 

Vamos listar alguns pontos que podemos extrair de The Office (e rir até a barriga doer) que podem nos ajudar a entender melhor sobre como agir -ou-não- no ambiente de trabalho.

 

Raise The Roof GIF

 

Cultive boas relações

 

Angela, interpretada pela atriz Ângela Kinsey é uma profissional dedicada, mas possui algumas dificuldades sociais. A personagem é eficiente e costuma tomar para si todas as responsabilidades, tamanha dedicação e exigência faz com que até os momentos mais agradáveis, como a organização de festas da empresa, se tornem tensos.

 

The Office No GIF

 

Sim, é importante se posicionar, mas também é preciso saber ouvir. Afinal todos podem e querem contribuir. Não se prenda a questões pequenas, foque sua energia no que realmente é importante para a empresa. É essencial entender que os desentendimentos são muito comuns no ambiente de trabalho, mas eles devem ser conduzidos para um desfecho mais equilibrado. Mantenha-se unido com sua equipe e foque em boas relações.

 

DICA: O Livro “Comunicação Não Violenta” mostra como podemos nos relacionar de um jeitinho mais “desarmado” para estabelecer uma conexão legal e desligar o modo de ataque que utilizamos durante muito tempo.  Aliás, prometo que vamos falar disso com mais calma em outro momento, tá?

 

the office agree GIF by EditingAndLayout

 

Brincadeira tem hora!

 

Michael Scott, gerente da filial Dunder Mifflin é sem dúvidas um dos chefes mais divertidos da ficção, não atoa rendeu ao autor Steve Carell o globo de ouro de melhor ator em série de comédia, no ano de 2006. 

 

Ao contrário de Ângela, Michael está sempre bem humorado e disposto a ter uma intensa relação de amizade com seus funcionários, aliás esta é sua maior prioridade. De fato, ele é querido, mas na maior parte do tempo acaba pecando pelo excesso. Suas brincadeiras excedem o limite, constrangem pessoas e até mesmo diminui a produtividade da equipe.

 

That Sucks The Office GIF

 

Não são poucas as vezes que todo escritório para suas atividades por sua culpa. Veja, o clima descontraído é importante para o escritório, mas não seja nem Michael Scott, nem Angela, mantenha o equilíbrio.

 

GIF by Giphy QA

 

Pense “fora da caixinha”

 

Mudanças são necessárias. Em alguns momentos é preciso se reinventar, abandonar antigos hábitos, mudar metodologias e se abrir ao novo. Como falamos anteriormente, Dunder Mifflin é uma empresa que vende papel e com a chegada de novas tecnologias, a equipe de Michael Scott vê seu modelo de negócio ameaçado. Era preciso entrar na era digital.

 

Apesar da clara necessidade de mudanças, Michael se prende aos antigos métodos e atrasa as mudanças que a empresa pedia no momento. Quem foi pelo caminho oposto e propôs tais mudanças foi justamente um estagiário, Ryan Howard, um jovem cheio de ambições e sede de inovação. A iniciativa inclusive surge após o temporário conseguir uma promoção para a filial de New York.

 

nudes sends GIF

 

Pode parecer clichê, mas todo mundo precisa ler isso várias vezes: estar atualizado e buscar inovações é muito importante. Talvez seja a dica mais legal que você vai ler aqui. As empresas buscam estagiários que consigam criar soluções inteligentes, com criatividade, pensando “fora da caixinha”. Não recrutam mais quadros cheios de profissionais graduados, mas buscam aqueles que possam resolver problemas, ajudando a empresa a superar dificuldades.

 

Para isso as dicas são:

 

  • Conheça suas habilidades, reflita sobre seus pontos fortes. Antes mesmo de olhar para os exemplos ao teu redor, você deve se conhecer melhor para fugir de obviedades e encontrar soluções inusitadas a partir de tudo isso que tem dentro dessa cabeça. Autoconhecimento é l-i-b-e-r-t-a-d-o-r.

 

the office dwight GIF

 

  • Alterne momentos de foco e descanso buscando encontrar o “ócio criativo”.  Refresque a cabeça para conseguir conectar melhor as ideias. Recarregue a energia e respire.

 

parkour GIF

 

  • Busque ampliar sempre o seu repertório:  A primeira opção não é sempre a mais criativa, pode ser apenas o seu cérebro agindo como ele foi condicionado, resolvendo os problemas de forma segura. Trata-se de uma renovação do mindset. Ouça músicas diferentes, experimente pratos novos, mude o caminho até o trabalho, busque pontos fora da sua rotina para ativar conexões diferentes. Se abra para novas perspectivas, a rotina é essencial para nossa organização, mas ela muitas vezes limita as ideias, por isso mudar pequenos hábitos pode ser uma saída interessante.

 

Não tenha medo!

 

Pam, interpretada por Jenna Fischer é a secretária do escritório, o que poucos sabem é que ela é uma ilustradora de imenso talento, mas como saberiam?

 

the office no GIF

Pam não é antissocial, mas tem uma certa dificuldade de expor suas ideias e sentimentos, isso atinge a sua vida pessoal, com seu crush Jim Halpert e  também sua vida profissional. Por não saber mostrar seu valor, Pam perde inúmeras oportunidades de promoção e ingresso na área de ilustração, na qual gostaria muito de trabalhar.

 

No mercado de trabalho não basta “ser” competente, é preciso ser notado. No processo é importante se fazer presente, tomar inciativas, e não responder apenas quando é solicitado. Não tenha medo.

 

Por hoje é só. Podíamos ficar o dia todo sentado em uma mesa tomando um chazinho e conversando sobre isso né? Mas ainda vamos compartilhar muito aprendizado por aqui.

 

Seja inovador como Ryan, esforçado como a Ângela e paciente como a Pam, e o bom -humor? do Michael, claro.

 

Mas não deixe de ser quem você é. Seja a diferença que a empresa precisa, com sua melhor versão de hoje. Aproveite os processos e se divirta na jornada.

 

the office dancing GIF

 

XOXO

A garota do blog dos estagiários <3

Comunidade do Estágio
Patrícia Paula
Patrícia Paula Seguir

Colunista Oficial

Ler conteúdo completo
Indicados para você