Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você tem organização?

Você tem organização?
Fernanda Nogueira
ago. 16 - 4 min de leitura
000

Ser organizado(a) é um hábito de vida invejado na vida contemporânea, afinal, a produtividade está muito alinhada com a prática de uma organização diária das tarefas e local de trabalho. Ser produtivo depende muito da organização física e psicológica e por isso, muitas pessoas buscam essa organização e controle, mas não sabem por onde começar.

Nesse cenário, onde os hábitos de organização precisam ser adotados para se alcançar uma melhor produtividade no local de trabalho, muitas pessoas que estão começando agora em um novo emprego, ou em uma vaga de estágio sentem-se perdidas pois não é nada fácil mesclar sua maneira de se organizar, com o fluxo de trabalho de um novo ambiente de trabalho. 

Independentemente de onde é  o seu local de trabalho, a organização do seu espaço tem relação direta com os seus níveis de motivação durante o seu dia e a sua semana. Um ambiente de trabalho desorganizado pode afetar a sua motivação e consequentemente diminuir sua produtividade, afetando a qualidade das tarefas que serão desempenhadas.

Por isso, existem algumas dicas básicas que podem te ajudar bastante a começar a ser organizado de maneira gradativa, até atingir os resultados que você espera. Então, se você ainda não sente que é uma pessoa organizada, e que precisa melhorar, essas dicas com certeza podem lhe dar um norte, vamos lá?

Comece cedo

Chegue  mais cedo no trabalho para que o processo de organização não tome o tempo que você usaria para realizar as tarefas cotidianas. Além disso é muito melhor chegar cedo do que chegar atrasado(a).

Priorize as atividades do dia

Para aproveitar melhor o tempo que você tem, liste as suas atividades do dia em uma agenda pequena ou até mesmo no celular e priorize aquelas de maior importância e que afetam diretamente a entrega dos resultados. Assim, basta ir riscando as tarefas já cumpridas, para sentir evolução no seu fluxo de trabalho (isso ajuda a manter a motivação durante o dia). Lembre-se de separar as tarefas da sua vida pessoal, e da sua vida profissional.

Elimine o que não utiliza

Primeiro você precisa decidir quais objetos você mais usa durante o seu trabalho e organiza-los em cima da sua mesa ou no ambiente em que você os usa. Depois de organizar o que sempre usa, é hora de eliminar o que não está mais usando, e para isso deixe esses objetos guardados em locais de fácil acesso para não ter que sair procurando-os e perder tempo depois.

Objetos compartilhados longe de sua mesa

Retire de sua mesa os objetos de trabalho que mais de uma pessoa usa, além de você. Assim, quem quiser usar esse objeto pode pegar em outro lugar e não te interromper tantas vezes. Logo, você irá conseguir ter mais foco nas suas tarefas e manter a qualidade delas.

Use os apps a seu favor

Hoje em dia o que não falta nas lojas de aplicativos são os famosos aplicativos organizacionais, os quais ajudam a pessoa a controlar o seu tempo, a elencar prioridades, a estabelecer avisos para não se esquecer de determinadas tarefas, dentre outras funções. Encontre um aplicativo que você mais se identifique e aplique ele na sua rotina para facilitar a gestão do seu dia a dia.

 

Com certeza, após se organizar da melhor forma que você conseguir, as tarefas se tornaram mais leves para serem executadas. Ah, lembre-se que esse é um processo que leva tempo, então caso você não se identifique com alguma dica citada acima, procure o jeito que você mais gosta de se organizar, pois organização não é um conceito universal, cada um tem o seu jeitinho!

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você