Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você sente como se estivesse ficando para trás na faculdade? Então essa coluna é pra você!

Você sente como se estivesse ficando para trás na faculdade? Então essa coluna é pra você!
Leandro Tavares
Jan. 19 - 5 min read
010

 

Em algum momento você já se sentiu ficando para trás na faculdade quando comparado às outras pessoas? Você ainda se sente desse jeito? Calma que tem jeito de mudar isso, mas a chave do sucesso é VOCÊ!

Cair de paraquedas na faculdade é super normal, você começa a ampliar a sua visão de vida e entra em contato com pessoas com diversas vivências e diversos conhecimentos. E é mais do que natural que você se sinta um pouco atrás em relação a todas essas pessoas, mas você não precisa continuar se sentindo assim!

 

Existem três formas simples de mudar essa situação e conquistar aquela confiança necessária pra alavancar:

 

  1. Procure atividades extracurriculares na sua própria faculdade.

Geralmente uma faculdade possui diversos projetos além da grade obrigatória que podem te fazer se sentir um pouco mais confiante e inserido na realidade que você precisa estar.

Se você sente dificuldade em alguma disciplina, uma ótima forma de romper essa barreira é procurar ser monitor dessa matéria. Há estudos que comprovam que a forma mais completa para absorver um conteúdo é explica-lo para uma outra pessoa. Além disso, você estará sempre praticando, e naturalmente você conseguirá dominar o conteúdo!

Se você está dominando de boa todas as matérias obrigatórias, mas gostaria de ir um pouco além do mínimo, uma boa saída é procurar uma iniciação científica, um projeto de extensão ou alguma eletiva que foque no que você tiver interesse em se desenvolver! Investir em horas complementares realizando atividades do seu interesse é uma boa opção também!

 

         2. Procure cursos por fora da faculdade que te ajudem a desenvolver as habilidades necessárias para um boom de crescimento!

E nem precisa ser presencial! A gente sabe que hoje em dia nem sempre é tão fácil assim dar conta de estar em muitos lugares, o tempo é curto e a demanda é altíssima. Mas você sabia que existem muitos sites que oferecem cursos, com um catálogo super amplo? Como os dos exemplos abaixo:

Mas a gente sabe também que às vezes o bolso aperta, a carteira esvazia, e nem sempre a gente dá conta de pagar um curso. Existe também uma solução: cursos gratuitos. E um ótimo site que indico é o da Fundação Bradesco, um site de referência e que também possui um amplo catálogo!

          3. Não tenha vergonha de correr atrás e pedir ajuda.

Quem disse alguma vez que pedir ajuda é uma grande vergonha certamente deveria sim ter vergonha de falar uma barbaridade dessas! Não há mal algum em procurar ajuda se você sente dificuldade em alguma coisa e conhece pessoas que podem te ajudar.

Você pode recorrer aos seus amigos e colegas (sejam eles da sua turma ou não), ou aos seus veteranos, muitos deles são super incríveis e não hesitam em te ajudar! Você também pode pedir ajuda aos seus professores (não são todos os que mordem hahaha), você pode se surpreender com o quanto eles podem te ajudar! Você também pode pedir ajuda a conhecidos e até mesmo à sua família, muitas vezes eles podem ajudar e novamente você pode se surpreender!

Hoje em dia você ainda pode recorrer à internet! Existem blogs, fóruns e até mesmo as redes sociais com milhares de pessoas buscando trocar conhecimento! O mundo inteirinho está aí pra você!

 

 

Pra finalizar: Todas essas formas são ótimas para que você recupere ou conquiste a sua confiança e realmente são métodos que vão te colocar de volta ao jogo. Mas pra que isso aconteça, VOCÊ deve realmente querer, deve correr atrás, ter determinação. E principalmente: acreditar que você pode, acreditar em si mesmo, todo esforço é recompensado, mesmo a longo prazo, e lembre-se: as pessoas podem tirar tudo de você, menos a sua sabedoria!

                                                                                                                 - Para Rosangela Miranda


Report publication
    010

    Recomended for you