Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você sabia que só está assistindo 75% de todos os seus filmes?

Você sabia que só está assistindo 75% de todos os seus filmes?
Leandro Tavares
Feb. 9 - 4 min read
020

 

É isso mesmo que você está lendo, a cada vez que você assiste um filme, joga fora ¼ dele. Mas calma, se você costuma assistir filmes dublados, então você não está dentro dessa estatística. A coluna de hoje se volta para os telespectadores que assistem filmes legendados!

 

Se você é como eu e não abre mão de assistir filmes legendados, deixa eu te explicar melhor o porquê de eu estar dizendo isso.

 

O professor Marcelo Peruzzo, da FGV, publicou um estudo que aponta que as pessoas que assistem filmes legendados acabam perdendo 25% da cena por estarem concentradas demais nas legendas.

 

Se você está pensando que esse estudo não deve ser real, ou que talvez não tenha um embasamento concreto, saiba que o professor Marcelo utilizou a técnica de Eye Tracking, em que usa um dispositivo que acompanha e registra o movimento dos olhos do telespectador, e adivinha o que esse dispositivo registrou no final do estudo??? Isso mesmo, que – baseado no movimento dos olhos dos telespectadores – 25% da cena passava totalmente despercebida por quem estava assistindo legendado, fosse algum elemento do cenário, de um personagem, ou qualquer outro elemento da cena em si.

 

Mas e agora, o que você pode fazer se você não quer perder nada do seu filme? Bom, eu posso te dizer que você não precisa parar de assistir filmes legendados. Deixa eu te passar algumas dicas pro caso de você querer assistir cada detalhe!

  • Assista o filme pela segunda vez, mas agora dublado!

Você não precisa abandonar o seu legendado! Mas se você sentir que a partir de agora deve ter um segundo olhar do filme, aproveitando integralmente, uma boa é assisti-lo novamente, mas dessa vez dublado.

 

  • Invista em aprender o idioma

Tá legal, a gente sabe que às vezes é complicado assistir a um filme dublado, podemos achar a voz irritante ou simplesmente que ela não se adequa ao personagem, e isso pode te fazer perder muito mais do que 25% do filme hehe

Que tal então procurar aprender o idioma que você costuma assistir mais? Você pode acabar assistindo no idioma original e ainda domina mais uma língua, o quão bom isso poderia ser???

 

  • Assista muitas vezes o filme

Se você não gostou de nenhuma opção até agora, eu te apresento uma alternativa, mas essa é um pouco mais complicadinha, porque a maioria das pessoas não tem tempo e nem saco pra assistir várias vezes o mesmo filme rs

É isso mesmo que você leu, se nenhuma opção acima agradou, assista ao filme legendado várias vezes, quem sabe você não acaba notando elementos das cenas que você perdeu nas outras vezes...

 

  • Assista animações

Essa é a cartada final! Não quer perder nadinha do filme, não suporta legendado e nem quer reassistir ao filme? Assista uma animação!

Diferente da maioria dos outros gêneros, a animação não costuma nos causar esse sentimento de inadequação das vozes, e até mesmo as possíveis canções são muito bem adaptadas na hora da tradução.

 

Então, como aqui eu trabalho com opções para todos, essa pode ser para você!!

 

E se você realmente não se importa de perder alguns elementos da cena, não tem problema, aqui tem espaço pra todos, junte-se a mim e continue levantando a bandeira do legendado!

 

Se tiver gostado, não deixe de curtir ou comentar aqui, adoraria saber qual a opção você mais gostou!! E se você gostou dessa coluna, aproveite para acessar as minhas outras, costumo dar dicas em várias áreas pra você sempre aproveitar ao máximo as suas experiências!!

 

Até a próxima coluna!!
 

                                                                                                                  - Para Christiane Cypriano


Report publication
    020

    Recomended for you