Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você sabe qual é seu perfil comportamental?

Você sabe qual é seu perfil comportamental?
Gabriella Pottes
fev. 10 - 4 min de leitura
010

Vim falar hoje de um assunto que eu amo, perfis comportamentais!

Mas antes de falar sobre eles, farei um breve resumo sobre a história desses perfis e como chegamos até eles hoje em dia.

Tudo começou a muuuuito tempo atrás na Grécia antiga, os estudiosos da época acreditavam que nosso comportamento estava exclusivamente ligado aos 4 elementos da natureza (terra, fogo, ar e água). Pouco tempo depois, Hipócrates, tendo um pouco mais de senso rs, resolveu buscar questões fisiológicas para nossos comportamentos.

Depois de muuuuitos anos, William Moulton Marston, publicou o livro "As emoções das pessoas normais", esse estudo divulgado em 1928 o levou a ser conhecido como o pai do DISC( Dominance, Influence, Steadiness e  Conscientiousness). 

Aqui eu irei chama-los de: Executor, comunicador, planejador e analista. Pois então, antes de descreve-los, deixarei claro que, todos nós temos os 4 perfis, a diferença é a PREDOMINANCIA de um perfil, isso dita nossa forma de produzir e nos comunicar com nossos colegas de trabalho. Agora sem mais delongas, vamos ao que de fato interessa:

EXECUTOR: Conhecido por sua competitividade, o perfil executor tem um foco em resultado e velocidade. É dominador e tende a assumir grandes responsabilidades. Não é um perfil tão comunicativo e esta mais ligado ao processo. Para que você busque a alta performance de um executor, o ideal é o orientar para qual caminho deve seguir até que chegue no resultado esperado. É fundamental sempre estar ligado nos relacionamentos interpessoais com o executor.

 

COMUNICADOR: Conhecido por seu grande poder de influência, o comunicador esta ligado a criação e inovação. Tende a estar mais ligado ao relacionamento interpessoal e não costuma seguir processos. Por se importar mais com as pessoas, tem uma grande dificuldade em negativa e as vezes pode pegar mais trabalhos do que pode entregar e isso resultar em entregas fora do prazo e uma grande sobrecarga. É muito importante sempre procurar motivar o comunicador pois eles tendem a influenciar os outros colaboradores da equipe.

PLANEJADOR: Conhecido por seguir os processos, o planejador tendem a seguir todas as regras, se preocupa com o próximo e é conservador, por ser perfeccionista, gasta um pouco mais de tempo na execução das tarefas. Além de se preocupar com o próximo, gostam de mostrar o impacto que tem sobre os outros colaboradores. É apaziguador quando há algum problema na equipe e preza pelo bom clima organizacional. 

ANALISTA: Conhecido por sua capacidade de solucionar problemas, o analista é frio e calculista rs, é estudioso e trabalha com probabilidades de risco. É fiel, um pouco introspectivo e gosta de espaço para desenvolver suas tarefas, além de ser detalhista e perfeccionista, esta sempre preocupado com a qualidade do serviço entregue, é menos comunicativo, mas também se importa com o bem estar da equipe, por isso, se precisar que o analista faça alguma coisa, sempre o comunique, por mais que saiba que você precise, ele depende que você o alerte. Quando precisar por ordem algum lugar, chame o analista, ele é firme e formal para cobranças. 

Agora que já citei os 4 perfis de uma forma beeem resumida, faça uma autoanalise e veja qual é ou quais sãos os seus perfis predominantes em você. Quando identificamos os nossos perfis e de nossos colegas de equipe, evitamos ruídos na comunicação e conseguimos compreender o lado do outro, ou seja, isso ajuda muito a manter o nosso clima organizacional e colabora no nosso desenvolvimento dentro da organização seja ele individual ou coletivo.

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você