[ editar artigo]

Você sabe qual é seu perfil comportamental?

Você sabe qual é seu perfil comportamental?

Vim falar hoje de um assunto que eu amo, perfis comportamentais!

Mas antes de falar sobre eles, farei um breve resumo sobre a história desses perfis e como chegamos até eles hoje em dia.

Tudo começou a muuuuito tempo atrás na Grécia antiga, os estudiosos da época acreditavam que nosso comportamento estava exclusivamente ligado aos 4 elementos da natureza (terra, fogo, ar e água). Pouco tempo depois, Hipócrates, tendo um pouco mais de senso rs, resolveu buscar questões fisiológicas para nossos comportamentos.

Depois de muuuuitos anos, William Moulton Marston, publicou o livro "As emoções das pessoas normais", esse estudo divulgado em 1928 o levou a ser conhecido como o pai do DISC( Dominance, Influence, Steadiness e  Conscientiousness). 

Aqui eu irei chama-los de: Executor, comunicador, planejador e analista. Pois então, antes de descreve-los, deixarei claro que, todos nós temos os 4 perfis, a diferença é a PREDOMINANCIA de um perfil, isso dita nossa forma de produzir e nos comunicar com nossos colegas de trabalho. Agora sem mais delongas, vamos ao que de fato interessa:

EXECUTOR: Conhecido por sua competitividade, o perfil executor tem um foco em resultado e velocidade. É dominador e tende a assumir grandes responsabilidades. Não é um perfil tão comunicativo e esta mais ligado ao processo. Para que você busque a alta performance de um executor, o ideal é o orientar para qual caminho deve seguir até que chegue no resultado esperado. É fundamental sempre estar ligado nos relacionamentos interpessoais com o executor.

 

COMUNICADOR: Conhecido por seu grande poder de influência, o comunicador esta ligado a criação e inovação. Tende a estar mais ligado ao relacionamento interpessoal e não costuma seguir processos. Por se importar mais com as pessoas, tem uma grande dificuldade em negativa e as vezes pode pegar mais trabalhos do que pode entregar e isso resultar em entregas fora do prazo e uma grande sobrecarga. É muito importante sempre procurar motivar o comunicador pois eles tendem a influenciar os outros colaboradores da equipe.

PLANEJADOR: Conhecido por seguir os processos, o planejador tendem a seguir todas as regras, se preocupa com o próximo e é conservador, por ser perfeccionista, gasta um pouco mais de tempo na execução das tarefas. Além de se preocupar com o próximo, gostam de mostrar o impacto que tem sobre os outros colaboradores. É apaziguador quando há algum problema na equipe e preza pelo bom clima organizacional. 

ANALISTA: Conhecido por sua capacidade de solucionar problemas, o analista é frio e calculista rs, é estudioso e trabalha com probabilidades de risco. É fiel, um pouco introspectivo e gosta de espaço para desenvolver suas tarefas, além de ser detalhista e perfeccionista, esta sempre preocupado com a qualidade do serviço entregue, é menos comunicativo, mas também se importa com o bem estar da equipe, por isso, se precisar que o analista faça alguma coisa, sempre o comunique, por mais que saiba que você precise, ele depende que você o alerte. Quando precisar por ordem algum lugar, chame o analista, ele é firme e formal para cobranças. 

Agora que já citei os 4 perfis de uma forma beeem resumida, faça uma autoanalise e veja qual é ou quais sãos os seus perfis predominantes em você. Quando identificamos os nossos perfis e de nossos colegas de equipe, evitamos ruídos na comunicação e conseguimos compreender o lado do outro, ou seja, isso ajuda muito a manter o nosso clima organizacional e colabora no nosso desenvolvimento dentro da organização seja ele individual ou coletivo.

 

Comunidade do Estágio
Gabriella Pottes
Gabriella Pottes Seguir

Estudante de Gestão de pessoas, apaixonada por PESSOAS!

Ler conteúdo completo
Indicados para você