Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você sabe ouvir?

Você sabe ouvir?
Monique Karla Carvalho
Aug. 12 - 2 min read
020

Certa vez escutei a seguinte história, " Todos os dias, após o almoço a mãe via  Maria e o João brigando pela laranja. A mãe que não queria se meter decidiu então entender o motivo. Primeiro ela ouviu a Maria que disse que queria a laranja para fazer suco. E João relatou então o desejo pela casca para fazer brinquedos. A mãe logo percebeu que eles brigavam por algo sem motivo. Ambas queria a laranja, mas desejavam partes diferentes. Ela deu a parte que importava para Maria e ao João lhe entregou a casca. E conversou com eles sobre a importância de ouvir o outro antes de tomar uma atitude". 

Ouvi isso num curso que fiz de comunicação. Parece uma história boba, mas é bem importante. Às vezes em grupos de trabalhos todos nós queremos fazer aquele projeto dar certo e travamos uma verdadeira guerra de cabo medindo forças ao contrário. Sendo que podemos usar a mesma força para um lado comum.

A importância de aparecer, de elevar o ego e se auto afirmar anula uma grande ação. Você pensou algo e o colega disse antes. Que bom! A equipe está em sintonia, complete, ajude. Existe sim concorrência.

Mas não é anulando a ação do outro que vamos "brilhar". Cada pessoa ocupada um espaço importante. E por isso é preciso ouvir e acrescentar sempre que possível. Dê as mãos ao colega!

As vezes pode ser difícil. Mas se você conseguir o trabalho será mais fácil e tranquilo. Experimente ceder uma vez, tente entender mesmo o lado do outro. Você consegue! Isso é comunicação produtiva. Seja gentil! :) 


Report publication
    020

    Recomended for you