Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você sabe o que é um Hackathon?

Você sabe o que é um Hackathon?
Julia Vizotto
Sep. 30 - 2 min read
020

Fala galeraaa, como vocês estão?

Esse mês participei de uma experiência disruptiva de todas as minhas vivências anteriores: participei de um Hackathon.

Antes de de conhecer o evento pela minha universidade eu nunca tinha ouvido falar no que era, então vim contar para vocês o que é um Hackathon.

 

A palavra hackathon tem sua raiz na junção de duas palavras inglesas e significa maratona de programação.

Esse tipo de evento foi criado no intuito de reunir os "hackers" (programadores) por um período de tempo pré-determinado a fim de encontrar soluções inovadoras para um problema existente.

Paper Draft GIF

Essas competições podem ser realizadas para problemáticas internas (nas empresas, por exemplo) como para problemas externos (na nossa sociedade). Grandes empresas como Facebook e Google costumam organizar essas competições a fim de resolver problemas através de soluções inovadoras.

Eventos como esse resolvem problemas tão essenciais na sociedade que chegam a ser o berço de novas startups. Em 2017, na cidade de Limeira (SP), um evento Hackathon foi responsável pela criação de oito startups do zero.

 

Atualmente, os eventos Hackathon não se limitam apenas a eventos de programação: por ter se mostrado um ótimo caminho para resolução de problemas, esse evento no estilo maratona vem sendo utilizado também por áreas diferentes da programação para solucionar problemáticas dessas áreas também.

O evento que participei foi um desses eventos que não eram 100% voltados à área da programação e visavam solucionar problemas em duas áreas: da agricultura e da saúde, seguindo como base as diretrizes das ODS 2 e 3 da ONU.

Os Hackathons são realizados em grupos e por ser um evento voltado à resolução de problemas em um período de tempo não tão longo, é uma vivência que proporciona um ambiente propício para desenvolvimento de trabalho sob pressão, planejamento, tomada de decisão e trabalho em equipe.

 

Contei um pouquinho dos meus aprendizados dessa experiência lá no meu LinkedIn. Vamos nos conectar por lá!

 

Você conhecia os eventos Hackathon ou já participou de algum? Me conta aqui nos comentários 😄


Report publication
    020

    Recomended for you