Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você sabe o que é Lean Six Sigma?

Você sabe o que é Lean Six Sigma?
Marcelo F Fortunato Jr
Oct. 19 - 2 min read
010

O Lean Six Sigma, ou LSS, é uma mistura, sim isso mesmo, uma mistura. Ele mescla a metodologia Six Sigma com a metodologia Lean Manufacturing. O objetivo final é reduzir a variabilidade dos processos e eliminar desperdícios através de métodos e ferramentas. A filosofia seguia é a de Melhoria Contínua e, por isso, é uma excelente forma de gerir e aumentar a qualidade de processos.

 

O Six Sigma

O Six Sigma é um sistema que busca a (quase) perfeição. A sua principal meta, chamada 6 Sigma (homônima a metodologia em si), é fazer com que um processo seja 99,9997% livre de defeitos. Ou seja, são toleráveis apenas 3,4 defeitos por milhão de oportunidades. Por isso, o foco do Six Sigma é a melhoria contínua visando a excelência absoluta.

A metodologia é apoiada em uma estrutura denominada “DMAIC”, constituída de cinco fases: Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar. Cada fase contém um conjunto de ferramentas, técnicas e análises estatísticas que orientam o processo de melhoria do início ao fim.

 

O Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing, comumente chamado apenas de Lean, é um conjunto de ferramentas voltado para reduzir desperdícios em processos do início ao fim. Essa metodologia de manufatura enxuta foi criada pela Toyota com o objetivo de cortar gastos e perdas desnecessárias.

O objetivo final é identificar e eliminar etapas não essenciais e que não agreguem valor nos processos do negócio. A ideia é simplificar a produção, melhorar a qualidade e conquistar a lealdade do cliente.

 

O LSS

Então, como visto no começo, o Lean Six Sigma é a junção do Lean Manufacturing com o Six Sigma. 

Essa mistura torna maior as chances de êxito de se implantar uma filosofia de melhoria contínua, além de focar os objetivos de aumento da qualidade e redução de desperdícios. A conjugação das técnicas e ferramentas do LSS aumenta as chances de sucesso na simplificação e melhora da produção.

O LSS amplifica os pontos fortes e minimiza as fraquezas de ambas as metodologias e sua abordagem combinada é uma ótima forma de resolver problemas


Report publication
    010

    Recomended for you