Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você sabe o que é análise swot e como utilizar essa ferramenta para se destacar no mercado?

Você sabe o que é análise swot e como utilizar essa ferramenta para se destacar no mercado?
Emily De Azevedo
Jul. 10 - 3 min read
010

Antes de eu começar a explicar esse conceito muito utilizado nas empresas, vou me apresentar: Oi, meu nome é Emily, sou estudante de marketing do terceiro período e sou tão dedicada a conseguir aquela vaguinha top quanto vocês. Hoje através da leitura do canvas (na trilha de aprendizagem), me lembrei dessa ferramenta que utilizei para conseguir o meu primeiro emprego e vim compartilhar com vocês.

Basicamente análise swot é uma ferramenta utilizada na área de marketing para definições de estratégias com base em um problema. 

Também somos uma "empresa", nós vendemos os nossos conhecimentos para o mercado, portanto conseguimos aplicar estratégias de marketing pessoal para nos vender na entrevista de emprego da vaga dos sonhos. Essa ferramenta pode te mostrar como isso é possível. Quer saber como? Então continua a leitura.

A análise swot é composta por quatro tópicos que você deve responder para conseguir êxito, ela são: força, fraqueza, oportunidade e ameaça.

Elas são divididas em dois conceitos, análise interna: as suas skills. E análise externa: o mercado, aquilo que você não pode ter controle. 

Análise interna:

Força: todas as habilidades que você domina. Tente ser o mais especifico para a vaga que você quer, e mais amplo quantitativamente falando.

Fraqueza: Tudo aquilo que você tem que melhorar. Eu indico você ver quais funções você vai desempenhar dentro da vaga, para você vê o que você tem que melhorar. Tente ser o mais amplo possível dentro dos objetivos.

 

Análise externa:

Lembrando que você nunca vai ter controle daquilo que é externo. 

Oportunidades: as vantagens competitivas que a sua força te traz. É ai que você consegue saber o seu diferencial. Geralmente as pessoas olham pro diferencial e pensam que é um bicho de sete cabeças, e que não sabe o que tem de diferente do outro. 

Eu digo pra vocês que pra você vender as suas habilidades como diferencial competitivo, você tem que ter um discurso de autoridade. As suas habilidades são os seus diferenciais competitivo. 

Ameaça:  Tudo aquilo que você não sabe é o diferencial competitivo do seu concorrente, por isso, sugiro a você dominar todos os assuntos daquela vaga e ainda ter um plus para acrescentar.

Gostou? As minhas redes sociais estão abertas para uma troca de experiência sobre marketing:

LinkedIn.com/in/emilydeazevedo

Instagram.com/emilydeazevedo.mkt (acabei de criar, então se você tem interesse por empreendedorismo feminino e marketing, me segue lá que eu to preparando um material incrível).

#empreendedorismofeminino #marketing #analiseswot #mercadodetrabalho #superestag #diferencialcompetitivo #AU

 


Report publication
    010

    Recomended for you