[ editar artigo]

Você sabe a importância dos dados?

Você sabe a importância dos dados?

Olá Galera!!
Estou sumida? Estou. Mas, para compensar o sumiço, eu trouxe um assunto mega atual!!

Acredito que você, estagiário, que está procurando o estágio dos sonhos, já leu algo como “Conhecimento em análise de dados será um diferencial” em vagas administrativas, de mídias sociais, financeiras, entre outras.

O insight para escrever sobre dados veio enquanto eu escutava um podcast do “Insider”, sobre Analise de dados onde o Edu, Nelio e o Fabrício recebem o Gustavo Esteves, fundador da Métricas Boss. 

Eu já tinha uma noção da importância dos dados atualmente, porém, depois de escutar o podcast, observei que é bem mais importante do que imaginava na área administrativa, financeira, marketing então… nem se fala. 

“Data is the new era.”

Nós somos bombardeados de informações em todos os momentos e, devido a isso, profissionais empresa que sabem analisar e utilizar dados estão se saindo na frente nos negócios.
Produtos, serviços, tendências de crescimento, tudo está relacionado a análise de dados.

Em uma gestão baseada em dados, é possível observar uma perspectiva melhor de todas as áreas e resultados, podendo entender a fundos o porque daqueles resultados, e então tomar decisões agéis, confiáveis e assertivas em relação a analise.

O dados podem ser analisados das seguintes maneiras:

  • Descritiva - No real time, um acompanhamento constante, com uma análise mais dinâmica do negocio.
  • Preditiva - Prever algo que vai acontecer no mercado, projeções mais solidas, visualizando sempre o futuro.
  • Prescritiva - Muito utilizada no marketing, pois faz uma análise estratégica para definir as decisões que serão tomadas.
  • Diagnostica -Como determinado acontecimento se desenvolveu, estudando todos os dados parar compreender a fundo como as interações ocorreram.

E a notícia boa para a galera de Humanas...

Para você ser um analista de dados não precisar ser o gênio da matemática!!

Você apenas precisa ser fora do curso e ter um perfil bem analítico, obter
curiosidade, e saber negociar em alguns casos, isso é muito importante.

A tecnologia não para um segundo, e é por isso que temos milhões de ferramentas para auxiliar na analisar correta desses dados. 
Eu selecionei dois para mostrar para vocês: Google Data e Power BI

  • Google Data Studio - A ferramenta é um plataforma completa, com analise e criação de relatórios e, obviamente, tudo muito integrado, facilitando mundo no dia a dia em uma empresa que utiliza todas as plataforma da Google.
  • Google Data Studio com Dados Google Search Console | Blog SEO News

 

  • Power BI - O famoso que se divide entre ser o queridinho ou o pavor dos estagiários!! A plataforma possui um conceito de self service, ou seja, o usuário está livre para criar!! Nela você pode criar dashboard interativo, gráficos, relatórios. Influenciando muito na captação de insights em tempo real.Power BI Desktop — Relatórios Interativos | Microsoft Power BI

Curtiu? Então pega essa dica: ANÁLISE DE DADOS É O FUTURO!

Comunidade do Estágio
Ágatha Barros
Ágatha Barros Seguir

Curiosa, animada e comunicativa. Colunista Oficial, Graduanda em administração e Jovem Aprendiz

Ler conteúdo completo
Indicados para você