[ editar artigo]

Você já ouviu falar em escuta A3?

Você já ouviu falar em escuta A3?

Você já ouviu falar em escuta A3? Isso mesmo! Escuta Ativa, Escuta Atenta e Escuta Alerta.

Vamos lá, toda vez que estiver fazendo 1on1 (e não somente nesse momento), pratique a escuta A3.

Escuta Ativa - Escutar sem interromper.
Deixe a pessoa concluir seu pensamento, monitore evidências de que você está ativo na escuta, evite sobreposição de falas, peça permissão após a conclusão de pensamento para checar o que você entendeu. Pergunte: Eu entendi com clareza?

Escuta Atenta - Escutar sem julgar e sem pensar em contra-argumentos.
Escute sem julgar, mantenha o foco, pense em seus argumentos depois que a pessoa concluir a linha de raciocínio, liste ao menos três valores positivos com os quais a pessoa constrói a identidade dela.

Escuta Alerta - Escutar as bolas quicando.
Essa é a escuta mais difícil e a mais valorizada do ponto de vista do liderado. A escuta alerta envolve a capacidade de perceber onde é que estão as motivações do outro lado. As motivações humanas envolvem medos e desejos. Com a escuta alerta você é capaz de percebê-los e com isso minimizá-los ou potencializá-los.

Por que a escuta alerta é a mais difícil? Porque na maioria das vezes os anseios e receios do interlocutor não estão explícitos.

Você já conhecia a escuta A3? Compartilhe a sua boa prática ;)

Comunidade do Estágio
Jeferson Santos
Jeferson Santos Seguir

Consumo e estudo conteúdos de vendas diariamente. Acredito que ser um profissional de vendas exige estudar técnicas e ao mesmo tempo desenvolver habilidades. Afinal, vendas é ciência, e definitivamente não basta apenas ser comunicativo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você