Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você conhece o método GTD?

Você conhece o método GTD?
Jaqueline Martins
Aug. 9 - 2 min read
080

Olá gente, como estão? Esse é o meu primeiro post na comunidade! Ultimamente eu tenho buscado referências para organizar toda a loucura diária e quero compartilhar algo que tem me ajudado muito.

Getting Things Done (GTD) é um método de organização de tarefas criado pelo americano David Allen. Conhecido aqui no Brasil pelo livro A arte de fazer acontecer, consiste em uma série de procedimentos para a organização das tarefas diárias  promete ganhos não só em relação à produtividade, mas para a tranquilidade de nossa mente.

 

Por onde começar?

O método consiste na captura de todas as “coisas” a serem feitas e colocá-las em um local de confiança, como agendas e aplicativos. Após isso, devemos tomar decisões sobre o que fazer a respeito dessas capturas e, ao final, organizar e coordenar todo o material para então por a mão na massa.

 

 São 5 etapas de organização:

  1. Capturar: Escreva tudo. Todas as tarefas que vierem à memória. Pode ser em blocos de papel, agendas ou aplicativos. Nessa etapa, anote tudo o que deve ser feito, sem critérios avaliativos.
  2. Esclarecer: Nessa etapa será feita uma análise sobre todas as coisas que você escreveu. Verifique os itens e observe quais deles precisam de ação, quais não merecem atenção ou que devem ser arquivados como referência.
  3. Organizar: Organize os itens por categoria e prioridade. Quais tarefas precisam ser executadas primeiro?
  4. Refletir: Momento de revisar a toda sua estrutura para não perder nada e atualizar informações caso necessário.
  5. Engajar: Com tudo estruturado, comece a trabalhar! Foque em completar um item por vez em sua lista.

 

E você? Já utiliza esse método? Conte pra gente nos comentários ;)


Report publication
    080

    Recomended for you