Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você conhece as siglas do mundo corporativo?

Você conhece as siglas do mundo corporativo?
Julia Vizotto
nov. 1 - 3 min de leitura
000

Quando comecei a buscar estágio, consequentemente comecei ter mais contato com o mundo corporativo. Por conta disso, era comum ver cargos denominados com siglas que eu nunca tinha visto antes na minha vida - eu me perguntava "o que será que significa isso?".

Isso se intensificou ainda mais com meu uso contínuo do LinkedIn. Vejo que, na verdade, é super comum usar essas siglas para denominar cargos e funções.

Por exemplo, você COM CERTEZA já viu alguém com o cargo "CEO" da Empresa X.

É dessas siglas que eu estou falando!

Beleza, CEO é bem comum e talvez a maioria das pessoas já saibam o que é, mas essa não é a única sigla que existe no mundo corporativo. Temos as mais diversas siglas para identificar diferentes cargos: CEO, CMO, CTO, CFO, COO, CHRO, e por aí vai..

Se você não conhece alguma dessas siglas ou o significado delas, esse post é pra você!

Hoje vou falar um pouco sobre 4 dessas siglas que eu mais tive contato e ouvi falar: a já conhecida CEO, CMO, CTO e CFO.

 

work office GIF by Topshelf Records

 

De forma geral, as letras inicial e final (C__O) possuem o mesmo significado para todas: Chief _________ Officer.

Ou seja, ela sempre se refere a pessoa que administra e dirige determinada diretoria dentro da empresa, e esse setor é determinado pela letra que se encontra no meio dessas duas letras.

 

CEO

Chief Executive Officer, mais conhecida pela sigla CEO, é a pessoa que assume o maior papel na diretoria executiva, se tornando a diretora ou diretor geral da empresa.

É responsável por guiar toda a parte estratégica da empresa, permanece atenta(o) ao mercado e normalmente tem grande poder na tomada de decisão.

Em empresas menores, a/o CEO costuma também ser uma das pessoas fundadoras da empresa.

 

CMO

Chief Marketing Officer, ou CMO, é a diretora ou diretor de marketing da empresa. É responsável pela estratégia e ações de marketing da empresa para atingir o público-alvo, e acaba também englobando a maneira que a marca se posiciona nas mídias online e offline.

 

CFO

Chief Financial Officer, ou CFO, é a diretora ou diretor de finanças da empresa. Responsável pela estratégia no planejamento financeiro da empresa, direcionamento das metas financeiras e muitas vezes pensando na relação de investimento/retorno real para investidoras e investidores.

 

CTO

Chief Technology Officer, ou CTO, é a diretora ou diretor de tecnologia da empresa. Principalmente agora com a força da era digital, é um cargo extremamente importante pois é a pessoa responsável por toda a parte técnica de tecnologia da empresa, e muitas vezes, é um papel fundamental no desenvolvimento de inovações de produtos e serviços das empresas.

 

Mission Accomplished Success GIF by THE NEXT STEP

E aí, você conhecia todas essas siglas?

Me conta aqui nos comentários e se você quiser saber o significado das outras siglas, comenta aqui também!

 


Referências usadas para construção desse conteúdo:

Catho

Marq.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você