Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Virgínia Bicudo: a pioneira em estudos raciais na psicanálise

Virgínia Bicudo: a pioneira em estudos raciais na psicanálise
Rayssa Silva
Dec. 22 - 2 min read
000

Oi galera, como estão? 😀

Vocês sabem quem foi Virgínia Leone Bicudo? Acompanhe esse post e conheça sua linda e forte história!

Filha de uma imigrante italiana branca e um brasileiro negro, Virgínia nasceu em São Paulo, no ano de 1910.

Sempre sofreu preconceito por sua cor, desde a escola.

Em 1932, se formou em Educação Sanitária pela Escola de Higiene e Saúde Pública do Estado de São Paulo, atual Faculdade de Saúde Pública da USP. 

Ficou trabalhando por muitos anos na área de Educação, ministrando aulas de higiene e por isso, passou a se interessar pela área de Sociologia.

Então, ingressou no curso de Ciências Sociais na Escola Livre de Sociologia e Política. A partir desse momento, passou a levantar mais discussões sobre o racismo, baseado em suas experiências pessoais, para seus estudos de psicanálise. Concluiu seus estudos, sendo a única mulher na turma.

“Eu tinha conflitos muito grandes comigo mesma, mas achava que a causa era social. Desde criança eu sentia preconceito de cor. Queria o curso de sociologia porque, se o problema era esse preconceito, eu deveria estudar sociologia para me proteger do preconceito, que é formado ao nível sociocultural.”

 Em 1945, ela publicou a dissertação "Estudos de atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo", o primeiro trabalho de pós-graduação em Ciências Sociais no Brasil a tratar de relações raciais e sociais.

Virgínia também foi a primeira psicanalista sem formação médica no Brasil, além de difundir a psicanálise no país. Ainda teve publicações internacionais.

Ela buscou compreender em diversos aspectos, todo o sofrimento vivido devido ao preconceito. Socialmente e culturalmente até a psique individual e coletiva. 

Seu intenso trabalho abriu diversos caminhos e se tornou uma referência em estudos raciais.

Até a próxima! 🚀

Referência:

Virgínia Bicudo: pioneira na psicanálise e no estudo de atitudes raciais

 


Report publication
    000

    Recomended for you