[ editar artigo]

Vamos Falar Sobre Gestão Do Tempo?

Vamos Falar Sobre Gestão Do Tempo?

 

Sem dúvidas Gestão do Tempo é um dos assuntos mais falados atualmente, mas você já parou para pensar no porquê de ele ser tão importante? 

Em um mundo em que vivemos tão atribulados e sempre com muitas coisas na cabeça, saber usar o tempo a nosso favor é essencial, afinal, queremos - e precisamos - ter tempo para descansar, trabalhar, estudar, se auto cuidar e muitas outras coisas. Saber gerir seu tempo da forma correta te ajuda a ter uma vida mais equilibrada, acho que é essa a palavra de 1 milhão de dólares: equilíbrio.

Temos que levar a vida com equilíbrio, sabendo que tudo que fazemos é importante para a construção de nossas metas e de nossos objetivos. E, é por isso que o tempo não pode ser nosso inimigo, temos de tê-lo como aliado.

Tá bom Naty, mas como eu faço isso?? Vem comigo que eu vou te dar 4 dicas para melhorar tua gestão do tempo e te ajudar a alcançar o equilíbrio.

Mas, antes, vale ressaltar uma coisa extremamente importante e que eu sempre friso: Gestão do Tempo é sobre autoconhecimento. Isso mesmo, para saber a melhor forma para VOCÊ gerir seu tempo, é necessário que você se conheça, entenda seus horários, defina sua rotina e principalmente, saiba quais são seus objetivos. Só depois disso é que essas dicas poderão fazer efeito pra ti.

Agora, sem mais enrolação, vamos lá.

  1. Saiba Priorizar Urgências

Priorização é a palavra-chave quando falamos de gerenciamento do tempo, você precisa definir quais serão as tarefas principais do seu dia, por exemplo, hoje tenho que entregar um artigo, então ele será minha prioridade do dia, só posso fazer outra coisa quando terminá-lo.

Há vários métodos que podem te ajudar com essa priorização, não cabe neste espaço mencionar e explicar todos, porém você pode começar sua pesquisa pela Matriz de Eisenhower.

Dica valiosa: estabeleça sempre as três tarefas mais importantes do seu dia, isso ajuda demais.

       2. Se Livre Dos Seus Ladrões Do Tempo

ocê já parou pra pensar quanto tempo você passa no celular todos os dias? Pois é, quando eu fui ver quanto tempo gastava em redes sociais, fiquei chocada. Perdia 4h do meu dia olhando para uma tela, 4h que poderiam ser muito mais aproveitadas e que poderiam me render mais horas de estudo ou descanso.

Por isso, saiba quais são os seus ladrões de tempo e atenção e veja quanto tempo eles estão te “levando”, já pensou usar esse tempo a seu favor?

       3. Aprenda a Dizer NÃO

Gente, tá aí uma dica valiosa, saiba dizer não! Isso mesmo, saiba assumir que você não pode dar a atenção que a pessoa pede naquele momento, que você não pode sair naquele dia, que você não quer fazer algo e principalmente, que você não pode fazer algo.

Eu sei que essa palavra é muito difícil de se pronunciar, parece que travamos quando vamos dizê-la, porém, é necessário que ela exista em nosso vocabulário e que seja usada quando preciso. 

        E 4. Use Ferramentas a Seu Favor

Hoje em dia nós temos muitos aplicativos aliados quando se fala em gestão de tempo, cito aqui meus 5 favoritos: Google Agenda, Focus To-do, Evernote, Asana e Miro. Mas existem muitos outros por aí, que talvez possam te atender melhor.

O importante é você tirar tudo da sua cabeça e ter suas tarefas e compromissos anotados e planejados em algum lugar, é claro que para isso, a boa e velha agenda de papel é super bem-vinda. Lembre-se: o importante é você escolher a ferramenta que lhe será mais útil!

Essas foram as dicas e eu de verdade espero que tenha ajudado você um pouquinho que seja!

Comunidade do Estágio
Ler conteúdo completo
Indicados para você