Substantivos. Classe de palavras tão presente em nossas vidas, sua compreensão facilita e muito a produção de textos, apresentações e qualquer outro tipo de conteúdo em que a escrita seja necessária.
Estou aqui para pegar a sua mão e guiá-lo em uma estrada que pode até parecer sinuosa, mas juro que a travessia é bem mais suave que o imaginado.
Para começar, o que seria um substantivo? Esse termo é usado para designar tudo que nomeia “coisas” (entende-se seres em geral).
É uma classe de palavras variável (muda conforme o contexto) e com cinco classificações, sendo elas:
Comum: designa o que é considerado genérico (exs: caneta; mesa)
Próprio: nomeia algo específico, tal como nomes de países, pessoas, marcas, etc (exs: Roberto, Brasil, Bombril)
Coletivo: são palavras que definem um grupo com vários elementos (exs: colmeia: coletivo de abelhas; alcateia: coletivo de lobos)
Concreto: define o que pode ser visto, tocado, facilmente visualizado (exs: carro; sorvete; avião)
Abstrato: diferente do concreto, os substantivos abstratos são usados para definir aquilo que não pode ser visto, tocado ou facilmente visualizado (exs: sentimentos: alegria, amor, tristeza, etc)
Por ser variável, o substantivo pode ter as seguintes flexões:
Gênero: masculino e feminino
Número: singular e plural
Grau: aumentativo e diminutivo
Agora, trago a vocês alguns exemplos dos substantivos em ação:
Alberto é engenheiro e ele construiu uma barragem na represa
Todas as palavras selecionadas são substantivos, sendo “Alberto” um substantivo próprio, pois é o nome de alguém; “engenheiro” um substantivo comum concreto, uma vez que visualizamos uma imagem claro do que é um engenheiro; “barragem” também é um substantivo concreto pelas mesmas razões que o anterior.
O amanhã é incerto
Aqui temos o caso de uma palavra substantivada, ou seja, uma palavra que tem outra classificação na morfologia. “Amanhã” é um advérbio que indica tempo, mas nessa situação específica ele se transforma em um substantivo devido a presença do artigo. O artigo é um elemento chave para você converter o sentido morfológico das palavras, fazendo com elas se tornem substantivos.
Substantivos podem parecer inofensivos, mas todo cuidado é pouco, vejamos uma outra situação:
A água do rio é turva
Já sabemos que “a” é um artigo, “água”, substantivo, mas e esse “do rio”? Em um primeiro momento, você pode se confundir com essa estrutura, achar que “rio”, neste caso específico, é apenas um substantivo, como qualquer outro, mas não é. “Do rio”, é uma locução adjetiva, pois está adjetivando o substantivo “água”.