Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Universidade: a verdadeira experiência de fazer faculdade sem dinheiro.

Universidade: a verdadeira experiência de fazer faculdade sem dinheiro.
Beatriz Carvalho
Aug. 17 - 2 min read
070

Algo cultural na maioria dos países é o incentivo que se tem a educação e suas bases, principalmente a educação superior. É bem comum vermos histórias cinematográficas ou lermos contos onde há uma conexão para que se entre em uma universidade.

Diferentemente de outros países, no Brasil, a estrutura educacional é segmentada a classe sociais, onde é cultural classificarmos, mesmo que não oficialmente, qual a classe social pertencente a cada emprego estipulado. Logo, poderíamos entender, por assim dizer, quais são as desvantagens de ser universitário pobre e sem uma base educacional estruturada no nosso país.

segundo o artigo "desafios da educação superior" (Neves, 2007), "a educação superior tem cada vez mais uma importância estratégica para o desempenho econômico e social do futuro das nações". Entretanto ficamos a pensar, como é inserido um estudante desestruturado educacionalmente, socialmente e financeiramente neste quadro? O que acontece com ele?

Há inúmeros artigos e teses sobre a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. A inclusão social das minorias nas universidades seria uma estratégia de superação da pobreza!?! 

"a pobreza pode ser mais bem atendida como referente não apenas aos que são vítimas da má distribuição e recursos, porém, mas exatamente aqueles cujos recursos não permitem, em primeiro lugar, satisfazer as refinadas exigências e normas sociais impostas aos cidadões desta sociedade"(TOWNSEND,1996,p.580). 

Nesse sentido entende-se que, mesmo depois de ingressado, não há garantias governamentais de permanência para esta classe. O que fazer? desistir?

O primeiro desafio encontrado é a locomoção, tanto a distribuição da distância quanto à quantidade de área gasta nesta locomoção, sendo mais um dos fatores de desistência. Por conseguinte, não conseguem trabalhos regulares por falta de disponibilidade de horário, tornando-se cada vez mais difícil sua permanência.

Será que é notório que a falta de estruturação é uma das principais causas de evasão na universidade !?!

#aculpaédequem? #aculpanãoédouniversitario.  #diadiadouniversitário  

 


Report publication
    070

    Recomended for you