Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Uma forma de organização

Uma forma de organização
Juliana Lopes
Jul. 29 - 3 min read
000

Olá, mochileiros! É meu primeiro post, então me perdoem se não ficar bom.

Então, ontem eu finalizei o meu primeiro êxodo e teve uma parte em que o Diego falou sobre a Gestão de Tempo, e ele citou sobre alguns métodos para se organizar e me chamou muita atenção o Bullet Journal. Fui pesquisar mais sobre e resolvi compartilhar com vocês, pois achei super interessante. 

O Bullet Journal (ou BuJo, para os íntimos) foi criado pelo designer Ryder Carroll. Quando ele era criança, foi diagnosticado com dificuldades de aprendizagem e por isso foi forçado a  descobrir novas maneiras de se concentrar e ser mais produtivo. Com o passar dos anos, ele desenvolveu essa metodologia que vai além de uma simples organização. O método fez tanto sucesso, que o Ryder até lançou um livro sobre. Se você quiser ler o livro, ele se chama "O método Bullet Journal: Registre o passado, organize o presente, planeje o futuro".

Bullet Journal: o que é e como utilizá-lo no trabalho - Blog Zocprint

 

Mas então, o que é o Bullet Journal? É um diário? Não, ele não é só um diário, é uma metodologia. No site do próprio Bullet, eles definem como "uma prática de mindfulness disfarçada de sistema de produtividade. Foi pensado para ajudar você a organizar o seu 'o quê' enquanto você se mantém atento ao seu 'porquê'". Resumindo, na prática, o Bullet Journal é quando alguém personaliza as folhas de um caderno para se organizar, planejar suas metas e atividades e acompanhar seus hábitos. É uma maneira de diminuir a ansiedade e "viver de forma intencional". Removendo as distrações e focando seu tempo e energia nas atividades que realmente trazem resultado, você vai transformar sua vida profissional e pessoal.

E como funciona esse método? No vídeo que está presente no site, ele explica de uma forma bem simples, veja abaixo:

Você notou que no vídeo é algo bem simples, ele só usou uma caneta e caderno. Porém, muitas pessoas gostam de personalizar. Aliás, o Bullet vai ser seu, então você pode fazer do jeito que quiser, colocando desenhos, letterings, usando várias canetas coloridas, post-it, adesivos, use e abuse da sua imaginação. O vídeo abaixo, eu achei super interessante e ficou lindo:

A sabedoria do Bullet é achar a melhor forma que vai se encaixar com sua rotina. 

O que você achou do Bullet Journal? Você acha que se adaptaria a essa forma analógica de gestão de tempo? Você usa outra alternativa de organização?

 


Report publication
    000

    Recomended for you