Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Um mercado cheio de oportunidades: conheça as novas demandas da área de tecnologia

Um mercado cheio de oportunidades: conheça as novas demandas da área de tecnologia
Leonardo Marques
ago. 11 - 4 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

Em pesquisa publicada pela Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação  estima-se que a área de tecnologia abrirá 70 mil novas vagas em média por ano para profissionais de tecnologia até 2024.

 

Essa alta demanda é motivada por vários fatores, identificamos alguns como: o crescimento do ecossistema brasileiro de inovação, à consolidação do modelo de startup e o boom de e commerces, além disso, o momento pandêmico que vivemos forçou a transformação digital de diversos setores da economia.

 

Portanto, as oportunidades para desenvolver uma carreira digital estão aquecidas e a demanda por profissionais de tecnologia ainda é maior que o número de profissionais capacitados formados por ano.

 

Esse fenômeno demonstra um cenário possível para quem está pensando em começar a se preparar para uma carreira em programação.

 

Sabemos que a principal fonte para formar os futuros profissionais de tecnologia são as instituições de ensino superior. Elas colaboram e muito com a formação do pensamento crítico e raciocínio lógico dos seus estudantes, proporcionando um conjunto de possibilidades para além do direto aprendizado de algumas competências técnicas.

 

Porém, a grade curricular das instituições de ensino não abrange toda a complexidade e as  necessidades atuais do mercado de tecnologia.

 

As modernas linguagens de programação, as novas ferramentas e as complexas aplicações, precisam estar presentes no currículo de uma pessoa que busca sua primeira oportunidade na área.

 

Novas oportunidades de aprendizagem

 

Com o avanço da internet, temos uma abundância de conteúdo disponível, muitos de qualidade, tanto gratuitamente em plataformas como o YouTube ou com baixo custo em plataformas de ensino sob demanda. 

 

Além desse modelo, surgem as escolas 100% digitais, essa nova estrutura se apresenta como oportunidades para o enriquecimento do currículo de futuros profissionais de tecnologia, ou de áreas correlatas que desejam se especializar em programação, como a Newtab Academy.

 

Essas novas escolas funcionam baseadas em programas de aprendizagem acelerado, com  metodologias de desenvolvimento de projetos, simulando as demandas reais do mercado de trabalho e que, além de tudo, preparam seus estudantes para os processos seletivos.

 

Essas formações complementam o que é lecionado nas instituições de ensino superior, desenvolvendo as habilidades técnicas e apresentando conteúdos específicos, como: as metodologias ágeis de desenvolvimento; os frameworks mais modernos, como o React e as linguagens de programação mais utilizadas no mercado, como o PHP.

 

As novas demandas da área de tecnologia refletem o crescimento acelerado dessa área que possui mais vagas que profissionais disponíveis, porém, o nível de exigência para começar uma carreira em desenvolvimento é alta e o investimento (de tempo e de recursos) para desenvolver as habilidades técnicas também é elevado.

 

Nesse sentido, algumas dessas escolas comentadas desenvolveram um modelo de pagamento baseado no sucesso. Ou seja, você desenvolve os aprendizados e começa a pagar depois de conseguir a primeira oportunidade.

 

Sendo assim, temos, na nova década, diversas opções de desenvolvimento técnico especializado, alguns mais rápidos, acompanhados e exigentes, como as escolas digitais, outros mais autodidatas, como os tutoriais no Youtube e os cursos sob demanda. 

 

Independente do caminho a ser percorrido, é fundamental que as pessoas que buscam iniciar uma carreira digital procurem formas de acompanhar as demandas do mercado para poder se destacar nos processos seletivos.

 


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você