Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Ué, hackers podem ser ativistas?

Ué, hackers podem ser ativistas?
Adriane Barbosa
Oct. 14 - 4 min read
000

Você já se questionou sobre a possibilidade de um hacker ser, também, um ativista? Ou já ouviu falar sobre o termo hacktivismo? De qualquer forma, vem que eu vou te mostrar. Let's que let's!

No ano de 2004, os escritores Tim Jordan e Paul Taylor surgiram com a atual definição de hacktivismo, sendo ela "o casamento do hacking com o do protesto, no contexto de tempos virais", em "Hacktivism and Cyberwars". 

Não é apenas quebrar e invadir sistemas. Em suma, os hacktivistas são pessoas que costumam se unir, de forma voluntária e na maioria das vezes, anônima, para atuar pelo bem da sociedade.

Um bom exemplo de hacktivismo ocorreu ano passado com a Vaza Jato (2019), quando uma ação de hacktivistas brasileiros chocou o Brasil, se tornando um verdadeiro escândalo, ao expor mensagens da rede Telegram, compartilhadas entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Operação Lava Jato. A partir da ação, a Polícia Federal prendeu 6 suspeitos da invasão dos celulares.

Já em 2020 mesmo, durante a onda de protestos devido a morte de George Floyd, nos EUA, o grupo mais conhecido de hacktivismo, Anonymous, voltou a agir em Julho, onde tornaram públicas supostas acusações judiciais de estupro e violência física cometidas pelo presidente vigente Donald Trump.

Há grupos como Anonymous, que planejam ataques e derrubam ou descaracterizam sites de empresas e governos como forma de "punição". Em contrapartida, têm aqueles que acessam informações confidenciais e as tornam públicas, como por exemplo, os hackers da Vaza Jato.

De um lado, os que se preocupam em apenas combater o que consideram censura; de outro, os que procuram punir quem estava escondendo informação. Esse é um debate central dentro do hacktivismo.

Porém, para evitar confusão, o termo cracker vem à tona. Neste caso, cracker seria o nome voltado para quem reproduz ações fora da lei. Já o termo hacker estaria associado ao sentido mais nobre da palavra, significando uma "manipulação engenhosa de tecnologia".

Agora que você já ta ligadx e sabe o que significa hacktivismo, vamos para a parte mais interessante. Trouxe pra vocês alguns exemplos das maiores estrelas do hacktivismo. Prepara que lá vem pedrada...

2006 

  • WikiLeaks

"A organização surge na Islândia e ganha as manchetes no mundo em 2010, quando divulga o vídeo "Collateral Murder" e diversos documentos do governo dos EUA fornecidos por Chelsea Manning, analista de inteligência do Exército norte-americano. Quando completou dez anos de atividade, o WikiLeaks anunciou ter publicado mais de 10 milhões de documentos, geralmente informações guardadas em segredo por governos de diversos países."

  • Julian Asange

"Ativista australiano e fundador do WikiLeaks, ficou exilado na embaixada equatoriana em Londres de junho de 2012 até abril de 2019 para evitar extradição à Suécia, onde havia sido acusado de abuso sexual. Assange foi preso em abril de 2019 para responder a uma acusação nos EUA de conspiração para invadir uma rede de computadores do Pentágono em 2010. Está em julgamento em Londres e luta contra a extradição para os EUA."

2008

  • Anonymous

"Grupo de hacktivismo mais conhecido do mundo. Com origem nos fóruns do 4chan, o Anonymous foi responsável por incontáveis hacks -- alguns com repercussão internacional, outros só pelos "lulz" (em bom português, pela zoeira). O primeiro a ganhar notoriedade foi o Project Chanology, contra a igreja da Cientologia, em 2008. Muitos participantes usavam máscaras do personagem Guy Fawkes -- que viraria símbolo do grupo. "We are Anonymous. We are legion. We do not forgive. We do not forget. Expect us" ("Nós somos o Anonymous. Nós somos uma legião. Nós não perdoamos. Nós não esquecemos. Aguardem", em tradução livre) marcou a atuação. Em 2012, a Interpol prendeu 25 supostos hackers ligados ao grupo."

Esse texto foi baseado em uma matéria feita pelo TAB, de uma forma mais descontraída e resumida. Deixo aqui o link, porém, caso você curta e queira saber na íntegra acerca do assunto. 

Até a próxima! 👁 

 

 


 


Report publication
    000

    Recomended for you