[ editar artigo]

Tudo que você precisa saber sobre currículo

Tudo que você precisa saber sobre currículo

Você sabe montar um currículo?

Algo que devia ser simples e até ensinado na escola, muitas vezes pode se tornar uma grande dor de cabeça, principalmente para os jovens que estão tentando entrar no mercado e não possuem experiência em sua área.

Afinal, "como devo montar um currículo?"

Primeiro, devemos separar em tópicos e assuntos, seguindo a seguinte ordem:

1. Dados pessoais - Nome, idade, formas de contato como e-mail e telefone, Linkedin e portfólio (se tiver!).

 2. Objetivo - Aqui você vai definir suas metas profissionais, como: área em que deseja atuar e o que deseja aprender como profissional. Uma dica é sempre se basear na vaga ou empresa em que está se candidatando!

3. Formação - Aqui é importante você destacar o seu curso, o período em que você está, o turno e a sua universidade (Não precisa colocar se é EAD ou presencial, algumas coisas deixamos para a entrevista!).

4. Experiência profissional - Sempre colocar a partir da mais recente para a mais antiga. Se você não possui experiência, é legal colocar trabalhos da escola ou curso em que você teve papel de destaque (lembre de correlacionar com a vaga).

5. Idiomas - Bem simples, coloque somente as línguas que você sabe, sendo de fluência básica, intermediária ou avançada. Não vale mentir, muitos processos testam a fluência do candidato!

6. Habilidades técnicas - Programas em que você tem domínio, como Word, PowerPoint e Excel entram aqui, lembrando sempre de determinar o nível de experiência em que você tem (básico, intermediário e avançado). Aqui também entram algumas "Soft Skills" como gestão do tempo, resolução de problemas, organização de documentos, etc.

7. Atividades extracurriculares e trabalho voluntário - O que você gosta de fazer? Coloque aqui, sempre buscando agregar a vaga, podemos usar como exemplo: ler, ir ao museu, sair com os amigos, etc. Também é muito bem visto pelas empresas qualquer tipo de trabalho voluntário, isso demonstra o quanto você está disposto a ajudar!

Principais erros

Erros de ortografia - Isso pode deixar o recrutador com uma péssima primeira impressão sua, então sempre fique atento aos detalhes e, peça para alguém ler seu currículo antes! As vezes as pessoas podem notar algo que você esqueceu.

Informações demais - Tente não colocar absolutamente tudo no currículo, pois como eu disse acima, tente resumir ao máximo tudo que você já fez, o ideal é o currículo não passar de 2 páginas.

Dados sensíveis - O seu currículo não precisa de dados dos seus documentos, como: CPF, RG, nome do pai e da mãe, muito menos seu endereço! Colocar o bairro já basta, afinal, esse dado não será útil para pessoa naquele momento.

Clichês - Todo mundo coloca no currículo, principalmente quando tem pouca experiência que é pontual, organizado, proativo, etc. Fuja do convencional, mostre isso na entrevista! Os recrutadores já estão cansados de ler esses famosos clichês nos currículos.

Não "panfletar" o currículo - Você vai ficar com seu currículo parado? manda para toda vaga de estágio que você achar legal! não fica esperando um milagre acontecer se você não corre atrás.

Dicas

Use palavras chave - O recrutador não irá olhar currículo um por um, os sistemas mais modernos de recrutamento e seleção buscam por palavras-chave, então sempre tente inseri-las em seu currículo, isso aumentará bastante as suas chances. Busque por palavras-chave na descrição da vaga. Ex.: Se for  uma vaga de Design, provavelmente vai pedir experiência em photoshop, então é importante ter a palavra-chave "photoshop" em seu currículo.

Personalizar o currículo de acordo com a vaga - É legal você usar um currículo de acordo com cada vaga, assim aumentam suas chances de combinar com o perfil que as empresas buscam, afinal, você não vai botar o mesmo currículo para uma vaga de marketing e outra de administração né?

Não faça um texto no campo "Objetivo" - Não precisa colocar a história da sua vida no objetivo, coloque apenas uma breve introdução do que você quer atingir. Ex.: Atuar na área de comunicação ou marketing digital.

Torne seu currículo visualmente mais atrativo! - Hoje em dia temos várias ferramentas que podem nos auxiliar nesta etapa, desde o Word com modelos já prontos até o Canva (provavelmente o mais famoso). No Canva é possível criar vários designs rápidos, contando com uma infinidade de modelos prontos incríveis, testa lá e vê a diferença!

Canva: 

https://www.canva.com/

"Não tenho experiência, o que eu faço?" - Vou deixar aqui embaixo alguns links que podem ser úteis para vocês. Em todos vocês irão encontrar cursos GRÁTIS para dar aquela impulsionada no seu currículo, então se você tá de bobeira aí, começa a turbinar seu currículo com eles!

Cursos gratuitos:

Fundação Bradesco: https://www.ev.org.br/

SEBRAE: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

ESPM: https://www.espm.br/categoria-produto/extensao/pocket-live/

SENAC: https://www.ead.senac.br/gratuito/

FGV: https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/gratuitos

Câmara dos Deputados: https://educacaoadistancia.camara.leg.br/site/para-cidadaos/

Senado Federal: https://saberes.senado.leg.br/course/index.php?categoryid=246

Escola Virtual do Governo Federal: https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo

Harvard: https://online-learning.harvard.edu/catalog?keywords=&paid%5B1%5D=1&max_price=&start_date_range%5Bmin%5D%5Bdate%5D=&start_date_range%5Bmax%5D%5Bdate%5D=

 

Ficou com dúvidas? Faça nosso curso rápido de currículo: 

https://comunidadedoestagio.com/courses/curso-rapido-de-curriculo

Quer aprender a montar um portfólio IRADO? Clica aqui: 

https://comunidadedoestagio.com/manage.app#!/content/articles/60e8a0b157831406ab350a3f

Quer impulsionar sua carreira e ainda receber mentoria com grandes nomes do mercado? Vem aqui ó: 

https://lp.academiadouniversitario.com.br/jovens-titas/

 

Comunidade do Estágio
Ler conteúdo completo
Indicados para você