Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Tentaram, mas não conseguiram queimar as "bruxas"

Tentaram, mas não conseguiram queimar as "bruxas"
Camila Araujo
nov. 3 - 3 min de leitura
020

Aproveitando essa onda de Halloween lembrei das bruxas.

Afinal, o que as bruxas tem a ver com o feminismo?

Bruxa. Palavra muito utilizada no sentido negativo, muitas vezes para ofender uma mulher. Mas quem eram as bruxas? Geralmente nos filmes as vimos como alguém que faz poções mágicas ou que tem poderes malignos.

As "bruxas" eram as mulheres que não se submetiam a passividade de estar por trás de um homem, aquelas que os homens não conseguiam dominar, eram as mulheres poderosas, que defendiam sua opinião, não aceitavam serem comandadas pelo sistema e com isso eram capazes de mudar o mundo ao redor.

Vamos voltar na caça as bruxas ali por volta do século XV ao XVIII?

 

blue tunnel GIF by Shurly

A caça as bruxas foi uma perseguição contra as mulheres que teriam passado por cima das expectativas sociais, políticas ou religiosas e então eram vistas como mulheres com poderes sobrenaturais e acusadas de praticar feitiçaria, aquelas que não tinham marido, e usavam a medicina popular produzindo remédios de ervas para atender a comunidade.

 

O movimento feminista surgiu em busca de gerar igualdade de gênero entre homens e mulheres, para que nós pudéssemos ter o direito de ter a nossa opinião, ter a nossa voz ouvida, poder trabalhar, votar, ter o poder de decidir sobre casar ou não, com quem casar, estudar, entre outras coisas.

 

la casa de papel feminist GIF by NETFLIX

O que as duas tem em comum?

Bem, as duas se conectam no sentido de mulher guerreira, que busca o que quer, que buscam sua liberdade para ser o que querem, mulheres que querem mudar o sistema, que entendem que não tem que se adequar a padrões ditados pela sociedade, que entendem que tudo o que conquistamos até agora foi através de muita luta e esforço.

Ou você acha que ganhou o direito de estudar porque um belo dia um homem acordou com vontade de deixar as mulheres estudarem e tudo mudou?

Quando lembrar das bruxas, lembra que essas foram as mulheres que buscavam não seguir padrões impostos, buscavam uma forma de encontrar soluções na ciência para as doenças, eram aquelas que pensavam além do que era esperado para elas, e por isso foram perseguidas e queimadas vivas.

E hoje, quem são essas mulheres pra você e o que elas representam? Quantas “bruxas” ainda temos por aqui? Quais são as mulheres que fogem das normas e buscam uma forma de mudar o mundo ao seu redor? Quais profissões elas ocupam? Como elas te representam? Reflita.

 

Chame de bruxa, feminista, mulher...mas saiba que tudo o que conquistamos até aqui foi através de muita luta e ainda tem muito o que lutar pela frente para ganhar nosso espaço.

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você