Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Tenha práticas de melhoria contínua

Tenha práticas de melhoria contínua
Gabriel Santos
Jul. 19 - 2 min read
000

Durante o mês de maio, falamos sobre Melhoria Contínua com os Jovens Titãs e com os Super Estags. A prática de aperfeiçoamento deve ser constante na vida de todo profissional, independentemente de sua área de atuação. Empresas de grande e pequeno porte trabalham com práticas de melhoria contínua, a fim de evoluírem cada vez mais.

Todavia, vale ressaltar que algumas práticas podem impedir o seu progresso de melhoria, como, por exemplo, o não comprometimento com as suas metas e a procrastinação. Quando tiver de fazer uma determinada tarefa, estabeleça prazos de conclusão, isso fará com que você enxergue, com facilidade, o andamento do seu progresso. Ademais, pense nas possíveis consequências que podem haver se você não realizá-la. 

Enfatizo que muitas empresas usam o métodos de melhoria contínua, e um desse métodos é bem fácil de aplicar no dia a dia, se chama PDCA, ele é divido em 4 etapas:

1) Planejar;
2) Executar;
3) Verificar;
4) Agir.

Na fase de planejamento, é importante que você identifique quais são os problemas e estabeleça planos de ação que os solucionem.

Na fase de execução, como o próprio nome já nos diz, você partirá para a ação! Não deixe tudo o que planejou no papel. Execute! 

Na fase de verificação, você checará como anda a sua execução, estabeleça novas soluções caso surjam mais problemas. 

Na última fase, você fará novamente os passos anteriores visando solucionar um novo problema. 

O método PDCA é incrível, né?

Além do PDCA, há a metodologia Kaizen, ela se baseia na seguinte filosofia: hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje. Assim como o método PDCA, a metodologia Kaizen é usada por grandes empresas, como a Toyota, tendo como principal objetivo reduzir gastos desnecessários e eliminar os desperdícios. Usando essa metodologia, a fabricante japonesa vendeu mais de 7 milhões de veículos em 2020. 

Quer fazer parte dos Jovens Titãs e ter acesso aos conteúdos exclusivos? Clique aqui. Lembrando que você aprenderá muito!!


Report publication
    000

    Recomended for you