Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Tecnologia e Educação nos Tempos de Crise

Tecnologia e Educação nos Tempos de Crise
Mariana Carvalho Santini
Aug. 6 - 3 min read
000

Em um cenário onde da noite para o dia tudo muda, escolas, universidades e centros de formação que funcionavam quase que integralmente de maneira presencial tendo de fechar as portas, mesmo que temporariamente, o dia a dia de estudantes por todo o mundo precisa de uma mudança drástica para continuar, e é aqui que entra o papel da tecnologia. O grande avanço tecnológico, cada vez maior nas últimas décadas, foi sempre questionado, como: em que sentido e em até que ponto realmente beneficia as pessoas? E creio que o momento que estamos vivenciando, a triste pandemia da Covid-19, mostra para nós como nossa vida estaria de certa forma estagnada se não fosse pela tecnologia, e não se tratando apenas de estudantes, mas também de diversos setores econômicos e até de nossas relações pessoais.

Instituições de ensino pelo mundo todo em questão de dias, mudaram completamente seus serviços de aula presenciais para aulas online, diversas plataformas e ferramentas, como o recurso Collaborate Ultra, da plataforma Blackboard, usado por Universidades como a que frequento, Universidade Anhembi Morumbi, e por escolas, como a Cruzeiro do Sul Educacional, além de outros recursos, como o Zoom e o Google Meet que também são referências para um ensino onde os estudantes e professores estão juntos, interagindo, com os cronogramas sem atrasos e conversas de seus dias, algumas vezes com as câmeras ligadas e suas imagens aparecendo, outras apenas com áudios, porém o mais importante, o ensino não foi paralisado, alunos de todas as idades tem a chance de continuar seus aprendizados. É claro que há perdas relativas, do contato com os colegas, do espaço escolar ou campus e do ensino presencial, que para muitos traz mais foco e interesse que o remoto.

Mas um ponto muito importante, é a quantidade de instituições e alunos que não possuem recursos e acessos necessários para produzir ou assistir as aulas. No Brasil, principalmente as instituições de ensino público são as que mais falham em fornecer a estudantes de baixa renda ou com residência em áreas rurais o conteúdo, muitos não possuem renda suficiente para ter Smartphones e computadores e quem dirá acesso a internet, que não é de graça né? E infelizmente, esse problema não ocorre apenas no Brasil, muitos outros países, de sua maioria com índices altos de baixa renda e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), também possuem acesso precário a educação à distância. Portanto, gostaria de realçar que por mais incrível e benéfico que a tecnologia é para muitas pessoas, não podemos esquecer das muitas outras que não possuem essas oportunidades, por mais que pareçam pequenas para muitos, para outros são um sonho.


Report publication
    000

    Recomended for you