Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Tecnologia Assistiva, você já ouviu falar?

Tecnologia Assistiva, você já ouviu falar?
Gabrielle Eduardo
Aug. 11 - 4 min read
020

 

Olá, caro leitor!

Hoje venho falar um pouco sobre o que é tecnologia assistiva, um tema que acredito ser importante termos conhecimento. 

 

Em resumo a Tecnologia Assistiva é um termo, nem tão recente, para caracterizar recursos e serviços que visam auxiliar  pessoas com deficiência a terem independência, e promover a inclusão dos mesmos.

 

E caso você não tenha ouvido falar nesse termo, talvez você possa ter visto/ouvido sobre as variações como Ajudas técnicas, tecnologia de apoio, tecnologia adaptativa, adaptações, mas todos visam e tem os mesmo significados. E se você  ainda não ouviu nada sobre o tema, não tem problema, irei falar um pouco mais sobre esse assunto.

 

“Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.” (Comitê de Ajudas Técnicas, Corde/SEDH/PR, 2007).

 

Mas Gabrielle por quê você veio com esse assunto?

Dog What GIF

Olha, Conhecimento, melhor palavra para dizer o motivo, quero que você conheça e entenda sobre o assunto e passe para outros.

 

Há 3 anos atrás eu também não sabia o que era tecnologia assistiva, quando ouvi pela primeira vez o que veio na minha cabeça foi logo a frase de abertura do Globo Repórter “Como vivem? Onde habitam? De que se alimentam?”,  e isso aconteceu quando estava me candidatando para entrar na equipe de robótica assistiva SnakeTech-Uvabots (para quem quiser ver o trabalho deles), tive que pesquisar e entender mais o contexto da equipe e foi através deles que passei a ter mais contato com o tema.
 

Então, voltando para o tema, a TA (Tecnologia Assistiva) pode ter aplicação em várias áreas, seja na educação, engenharia, informática, saúde, geralmente os serviços são transdisciplinares.

 

Tá, mas ainda não estou entendendo, tá confuso!

Confused Math GIF

Compreendo que esteja confuso ainda, mas você vai entender. Segura ai!

Vamos falar sobre exemplos de tecnologia assistiva para clarear a sua mente, ok?!

 

Os recursos podem ser os mais variados, desde um software e hardwares especiais a uma simples bengala ou brinquedo. Exemplos práticos e que são desenvolvidos aqui no Brasil são: a aplicação Braille Fácil desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que é um software para facilitar  a impressão de textos comuns em braile; o sistema operacional DOSVOX também desenvolvido na UFRJ,  e tem como objetivo auxiliar que pessoas cegas utilizem um computador, gerando independência ao usuário para realizar diversas tarefas.

 

E como disse, vai de grandes projetos até os mais simples, dá para dividir em categorias, segue alguns exemplos:

  •  Para auxiliar na vida diária: talheres adaptados e barras de apoio;

  • De acessibilidade ao computador: teclados virtuais, mouse adaptados, fora os que já citei ali em cima;

  • Controle de ambiente: controle de luz, som, portas e janelas;

  • Arquitetônicos (que detalhe são os que mais conseguimos observar e não nos damos conta que é uma tecnologia assistiva): rampas, elevadores;

  • Auxílio de mobilidade: das cadeiras motorizadas, andadores, veículos adaptados;

  • Esporte e lazer: prótese para corridas, bola sonora.

 

Ao pensarmos sobre futuro muitos imaginam algo fantástico, porém ...

 

As tecnologias assistivas podem ser facilmente confundida com  mecanismos que auxiliam profissionais no tratamento do deficiente, no entanto ela é um recurso que acompanha o usuário em sua vida cotidiana possibilitando sua independência.

 

Espero que eu tenha conseguido passar o que é TA e você tenha compreendido um pouco sobre. Vou deixar uns vídeos para que possa aprofundar sobre o assunto:

 

De uma universitária para outros universitári@s e quem mais quiser ler.

Jimmy Fallon Reaction GIF by The Tonight Show Starring Jimmy Fallon

#ColunistaOficial

 


Report publication
    020

    Recomended for you