Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Te apresentando o Lattes e LinkedIn - o preparo para o seu momento

Te apresentando o Lattes e LinkedIn - o preparo para o seu momento
Gabriele Fernandes da Silva
abr. 1 - 3 min de leitura
000

Quando estamos em uma graduação, é comum ao longo dela precisarmos de um estágio seja qual for seu objetivo: aprofundar seus conhecimentos, obter experiência, apenas concluir as horas obrigatórias, e por aí vai. Contudo, qual currículo devo escolher?

Acontece que, você deve utilizar o Lattes ou LinkedIn de acordo com a carreira que pretende seguir. É usual dividirmos, para maior compreensão, entre dois meios: acadêmico e empresarial, ou seja, trabalhar dentro do ambiente universitário ou em empresas privadas. É claro, que existem aqueles que ainda estão experimentando durante seu percurso qual espaço pretende se manter, e é mais do que normal essa dúvida, então para essas pessoas é interessante manter o Lattes e LinkedIn funcionando juntos, atualizando a cada período, como a cada mês, três meses, ou seja, a depender do quão o seu currículo tem modificação. Abaixo, segue mais um pouco dessa diferenciação que poderá ajudar:

  1. Desvendando o Lattes: Esse site é uma plataforma governamental, mantida pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), é indicado para os indivíduos que pretendem seguir em carreiras ligadas à pesquisa científica, querem ser professores acadêmicos e trabalhar em órgãos governamentais. Nele você pode preencher seu currículo a partir das opções que tem na interface quando entra, sendo, literalmente, um clique para preencher. Para criar a conta, é necessário ir em "cadastrar novo currículo" ao lado direito, e após criado, para atualizar será necessário entrar com sua Conta Gov. Preencha o Lattes com todos os eventos que participou, como congressos e simpósios, além de grupos de pesquisa, voluntariados, estágios e projetos de extensão. É importante ressaltar que, mesmo que alguma atividade ou evento que participou tenha ocorrido de maneira virtual, contanto que tenha o certificado ou algo que comprove, você pode incluir no Lattes.
  2. Conhecendo o LinkedIn: Apesar de recomendar também para aqueles que pretendem carreira científica, o LinkedIn por ser uma rede social profissional, é altamente recomendável para aqueles que pretendem atuar em empresas privadas. Por isso, é importante manter sempre ativo para aparecer na linha do tempo de outras pessoas que podem ser potenciais recrutadores e gerar conexões com outros sujeitos de sua área. Nele ocorre o mesmo com o Lattes, observando-se que na área de usuário haverá as opções e você apenas irá preenchê-las de acordo com o que tem. As maiores diferenças são os públicos e a disparidade de atualização que cada um sofre, pois o LinkedIn estará em maior movimento por estar em contato com outras pessoas constantemente. 

Portanto, reflita sobre o espaço que pretende trabalhar futuramente e organize seu currículo para uma próxima oportunidade! Contudo, não se esqueça que, por ambos serem currículos, é importante você colocar apenas informações que possa comprovar futuramente, ok?

Uma boa sorte! 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você