[ editar artigo]

Soft skills e autoconhecimento: são a mesma coisa?

Soft skills e autoconhecimento: são a mesma coisa?

 

Confesso que torci o nariz quando comecei a ver várias pessoas usando esse termo. Achei que fosse algo muito mais complexo do que realmente é, assim como todo termo em inglês parece ser. Mas, não passa de características que você sabe que tem ou que precisa passar por um processo de autoconhecimento para descobrir. 

Não que se conhecer seja fácil, rs. Mas é basicamente isso: se conhecer. Reconhecer no que você é bom e o que te diferencia dos outros. E não, não precisa ser um super poder, elas estão presentes em tudo e principalmente nas pequenas coisas.

Vou te mostrar alguns exemplos: Se você sabe muito bem como resolver problemas (urgentes!) dos seus amigos e sempre tem bons conselhos, você tem a skill de solucionar problemas rapidamente. 

Se você dividia ao meio tudo que comia quando criança com seus irmãos ou primos ou até mesmo organizava todas as brincadeiras, separava brigas e mesmo assim recebia a culpa por ser mais velho e mais responsável, você tem a skill de inteligência emocional e liderança.  Tudo isso molda o nosso caráter! 

E entender que isso faz parte de se conhecer e admitir suas qualidades e habilidades é libertador, faz a gente ficar mais confiante e acreditar que merecemos sim nos candidatar aquela vaga que exige certas soft skills. 

 

Comunidade do Estágio
Ler conteúdo completo
Indicados para você