Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Seus avós estavam certos mesmo?

Seus avós estavam certos mesmo?
Fernanda Nogueira
jul. 25 - 2 min de leitura
010

Quando se é criança, é comum ouvir de pais e avós o mesmo conselho sobre a importância de se continuar estudando, de não faltar na escola, e de ingressar no ensino superior. Mas apesar dos mais velhos possuírem mais experiência, quanto desse conselho é verdade? De que maneira a alfabetização nos leva para caminhos melhores?

Esse conselho não é dito e repetido várias vezes á toa, uma vez que, essas respostas podem ser facilmente encontradas no dia a dia, especificamente na relação que é estabelecida entre você, que é jovem, alfabetizado e continua estudando; e a relação que seus pais e seus avós tem com o celular, por exemplo.

Enquanto para os jovens, o uso e o entendimento das tecnologias físicas, mídias digitais e sistemas artificiais é super facilitado, para aqueles que percorrem caminhos dificultosos por causa da pouca ou nenhuma alfabetização é extremamente complexo. Isso ocorre porque a educação ela vai além do ler e do escrever, ela capacita a pessoa a ter senso reflexivo e capacidade de entendimento de objetos implícitos (símbolos, ícones e memes).

Como já falava Nelson Mandela, símbolo da luta pela igualdade social e um grande defensor da alfabetização da população negra nos Estados Unidos, "a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo". Ou seja, você só trilha melhores caminhos com uma ampla bagagem cultural, filosófica e cultural, a qual adquire-se dentro de ambientes escolares, conversando e trabalhando em equipe e sendo orientado por quem entende do assunto.

Portanto, mesmo que tenha sido chato ouvir esse mesmo conselho dos integrantes mais velhos da família, no fundo eles estavam certos. Se você se relaciona bem com seus aparelhos eletrônicos, você já está dentro de um caminho melhor, porque o futuro já está se tornando digital. Enquanto seus pais e seus avós lutam todos os dias para se relacionar com o celular, você já domina bem mais do que o básico, graças a sua bagagem. Então agradeça á esses conselhos, pois todos os caminhos que você trilhou te trouxeram até aqui.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você