Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Setembro Verde: Cuide-se!

Setembro Verde: Cuide-se!
Pricila Halana Melchior
Sep. 20 - 3 min read
000

 

OiOiOie!! Tudo bem?  Espero que sim :D :D

Vamos falar de saúde...

 

O câncer de intestino – ou câncer colorretal – está entre as neoplasias que podem ser prevenidas. A doença é séria e atingiu cerca de 34 mil pessoas no Brasil no ano de 2016 (dados do INCA). Para alertar sobre os fatores de risco desta doença, há o Setembro Verde, iniciativa da Sociedade Brasileira de Coloproctologia. (Cirurgião oncológico, Dr. Jorge Mali Junior)

Dias atrás, mencionava o Setembro Amarelo, em prevenção ao Suicídio. E hoje, falo um pouco a respeito de outra campanha que o Setembro trás consigo, o Setembro Verde, em valorização a vida e a prevenção do câncer de intestino, esse que tem cada vez mais se tornado "comum" dentre as neoplasias, e pode ser prevenido se cada indivíduo buscar realizar seus exames periódicos.  

Os fatores que levam a esse abscesso são a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo, consumo de álcool e dietas ricas em carnes vermelhas e processadas, tendo como principal condição para o câncer. Mas, existe outro fator que pode levar uma pessoa saudável, sem vícios a ter o tumor: questão genética, passada por gerações. 

Muita das vezes o paciente não vai apresentar o sintoma direto para a doença, e se o médico não for capacitado o suficiente (e aqui o sistema é extremamente falho), pode ser diagnosticado por outra condição. E com esse tempo que vai passando a situação torna-se cada vez mais grave, levando o enfermo a níveis de maiores problemas, chegando a morte.  Mesmo com a luta de anos

Dos sintomas comuns e logo percebido que existe algo de errado, é a presença de sangue nas fezes, dores abdominais, uma espécie de massa que pode ser sentida por cima da barriga(as vezes ela é em forma de caroço, visível e palpável), perda de peso , náuseas e vômitos desconhecidos. 

 

Prevenção:

-Buscar ajuda médica logo que observar alguma anormalidade.

- Manter uma alimentação saudável é a condição para evitar qualquer tipo de enfermidade. 

- Atividades físicas, assim o sedentarismo pode ser evitado/controlado.

- Exames periódicos. 

Observação importante: Para aqueles que possuem histórico na família, sobre a doença, ou qualquer outra, se faz necessário ter um cuidado melhor, indo regularmente ao médico, e realizando exames preventivos. Dentre os exames, existe um que pode auxiliar no entendimento do seu organismo, se possível ter ou não. 

 

Você pode fazer qualquer coisa na sua vida, mas lembre-se sempre de cuidar da sua saúde, pois existem pessoas que amam você e não querem que mal algum seja apresentado. E caso for, não tenha dúvidas que o apoio da família é fundamental para o tratamento e retomada a vida. 

 

Um grande Abraço,

Cuide-se! 

Previna-se!!!

Setembro Verde Câncer Previna-se Cuide-se Vida Saudável

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you