Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Será que você sabe mesmo o que é autoestima?

Será que você sabe mesmo o que é autoestima?
Luiza de Souza Azevedo
May. 11 - 3 min read
000

Autoestima é um sentimento fundamental para quem busca realização profissional e também plenitude na vida como um todo. É um processo que conversa com autoimagem, a forma como lidamos com nós mesmos e o que fazemos com nossos momentos difíceis. Mas quando falamos de uma boa autoestima, o comum é que essa ideia seja associada a uma autoconfiança exacerbada, ou uma relação positiva com a própria aparência. Podemos dizer que isso faz parte, mas uma boa autoestima é sobre muito mais

Pode parecer óbvio, mas autoestima é simplesmente uma relação de estima consigo mesmo. Mas será que sabemos mesmo o que estima significa? Para entendermos melhor o que isso quer dizer, encontramos as seguintes definições no dicionário:

1. Ato ou efeito de estimar; dedicação ou sentimento de apreço em relação a algo ou alguém; afeição, afeto, carinho.

2. Sentimento de respeito, consideração, e admiração que se dedica a uma causa, a um ideal etc. ou a alguém, levando em conta o seu valor moral, social, profissional etc.

Na sua vida, quando a estima aparece? A quem ela se direciona? É provável que você pense em sua família, amigos, pessoas que você ama de uma forma geral. E como você lida com essas pessoas? O que você diz ou aconselha a elas em momentos difíceis? Qual é a postura que você tem diante dos defeitos e erros delas?

Muitas vezes deixamos de direcionar a nós mesmos o carinho, paciência e perseverança com os quais tratamos as pessoas que amamos. Autoestima é sobre se olhar da mesma forma que você olha para as pessoas na sua vida pelas quais você se afeiçoa. Mas é importante lembrar que não estamos falando aqui de ficar estático diante de adversidades

Se um amigo passa por dificuldades, ou comete um erro, o que você faz? Você o acolhe e, com carinho e paciência, o ajuda a enxergar o que ele pode fazer para melhorar ou superar o que ele precise. Você não é complacente com os erros dele, você é firme de forma tenra para que ele tenha forças para seguir caminhando. 

Esse tipo de postura nos permite uma relação na qual criamos um ambiente propício para lidar com o que precisamos melhorar em nós mesmos de forma efetiva. Muitas vezes vemos boa autoestima onde não há: uma pessoa extremamente confiante pode não ter um olhar cauteloso com as próprias ações e a disposição para as mudanças de rota necessárias, por exemplo. Às vezes, uma aparência impecável esconde diversas inseguranças. 

Por isso, é importante que tenhamos sempre em mente que uma boa autoestima é sobre construir uma relação de um amor sincero com nós mesmos. Ou seja, é sobre ter carinho com o nosso processo, paciência com as nossas dificuldades e afinco na hora de buscarmos o melhor para nós mesmos. Uma autoestima genuinamente boa muda as nossas vidas.


Report publication
    000

    Recomended for you